Basto Vida
Serviços
A Basto Vida – Serviço de Acção Social e Cuidados de Saúde, CRL, foi reconhecida como Cooperativa de Solidariedade Social pela Direcção-Geral da Segurança Social.
A Cooperativa Basto Vida prossegue os objetivos previstos no artigo 1º do Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo equiparada a estas instituições, desde 2 de novembro de 2010.
A Basto Vida visa a prestação de serviços de interesse geral e a promoção do acesso dos cidadãos a bens e serviços essenciais nos setores da Saúde e Ação Social, na área do Município de Cabeceiras de Basto.
Atualmente, a Basto Vida é a coordenadora local do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G – Vivências -
https://bastovida.pt/clds
É ainda responsável por:
Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Média Duração e Reabilitação
Morada e Contactos
Rua das Acácias, 357
4860-369 Cabeceiras de Basto
Telefone: 253 760 070
Email:
basto.vida@gmail.com
Site:
https://www.bastovida.pt
Entrada em funcionamento: 2 de abril de 2018
Inauguração: 26 de novembro de 2018
Capacidade: 30 utentes
Direção Clínica: Dra. Maria da Glória Cunha Sousa Alves
Direção Técnica/Coordenação: Enf. Luísa Maria Teixeira Pereira
Áreas Profissionais
- Medicina Física e de Reabilitação
- Medicina Interna
- Enfermagem
- Fisioterapia
- Terapia Ocupacional
- Psicologia
- Animação Sociocultural
- Psicomotricidade
- Nutricionista
- Terapia da Fala
- Assistente Social
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Média Duração e Reabilitação é uma infraestrutura do setor da saúde integrado na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) a utentes que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência temporária ou permanente, necessitando de cuidados de reabilitação e/ou manutenção do estado de saúde e de apoio psicossocial (Decreto-Lei nº 101/2006, de 6 de junho). Exerce a sua atividade em articulação com outros serviços, setores e organismos que integram a Rede, no âmbito da legislação aplicável.
A Unidade tem como missão primordial responder às necessidades da população e obter eficientes ganhos de saúde, através da prestação de cuidados de qualidade e excelência. Assegura um conjunto de cuidados de saúde e/ou apoio social, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através de um processo ativo e contínuo de reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social, enfatizando a humanidade e envolvimento de familiar/pessoa significativa/cuidador.
Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão
Serviços
- Cuidados de saúde primários (administração de injetáveis e tratamento de feridas)
- Telemedicina: realização de atos médicos à distância através de equipamentos de ponta.
- Marcação de consultas médicas e encaminhamento para especialidades
- Rastreios diversos
- Tensão arterial, frequência cardíaca, glicemia capilar, colesterolémia, electrocardiograma
- Pagamento das faturas de eletricidade, telefone, água
- Requerimentos e reclamações diversa
Espaços de Convívio e Lazer
Com o objetivo de combater o isolamento e promover a qualidade de vida da população idosa, os Espaços de Convívio e Lazer (ECL) do concelho de Cabeceiras de Basto têm contribuído para prevenir a solidão e o isolamento, estimulando uma vida mais ativa dos idosos.
Incentivar a participação e potenciar a inclusão social, fomentar as relações interpessoais e intergeracionais e contribuir para retardar ou evitar a institucionalização são também intuitos dos ECL.
Atualmente os Espaços de Convívio e Lazer encontram-se nas localidades de
- Alvite
- Arco de Baúlhe
- Arosa (Cavez)
- Basto
- Cabeceiras de Basto
- Cambezes (Riodouro)
- Cucana (Refojos de Basto)
- Eiró (Riodouro)
- Faia
- Moimenta (Cavez)
- Outeiro
- Painzela
- Passos
- Petimão (Alvite)
- Pedraça
- Refojos de Basto
- Vila Nune
Programa «Medicamentos Sociais»
Trata-se de um programa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, no âmbito da política de ação social que pretende garantir o acesso a medicamentos prescritos em contexto de doença, aos cabeceirenses com menores recursos económicos.
Beneficiam deste programa os cabeceirenses que apresentem menores recursos económicos e sociais em situação de doença crónica, aguda, súbita, endémica ou relacionada com o processo de envelhecimento.
Serviço de Audiologia «Ouvir Cabeceiras de Basto»
Trata-se de um programa da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que pretende sensibilizar as pessoas para o rastreio prevenindo, assim, problemas de audição, através da informação, sensibilização e realização de rastreios e tratamentos.
Os destinatários deste programa são todos os cabeceirenses com especial enfoque na população idosa e nas crianças e jovens em idade escolar.