Freguesia de Basto (Sta. Senhorinha)
Igreja de Santa Senhorinha
Situada na orla ocidental do concelho, Basto (Santa Senhorinha) faz fronteira com o Celorico de Basto e com as suas congéneres Pedraça, Faia, Arco de Baúlhe e Vila Nune e Refojos de Basto, Outeiro e Painzela, tem uma área de 7,04 Km2 e 938 habitantes (censos 2011).
A pouca extensão de terreno é tipograficamente ameno e pouco declivoso, ocupando um trecho da bacia orográfica da Ribeira de Petimão. Os seus úberes solos terão sido responsáveis por uma fixação remota, ascendendo à Idade do Ferro do Noroeste Peninsular.
O nome terá ficado a dever-se à própria Santa, que dizem ter vindo do Mosteiro de São João de Vieira para aqui ter falecido em 982. Entre os milagres que lhe são atribuídos conta-se o da cura do rei D. Afonso III, levado em pequeno por seu pai D. Sancho I junto ao túmulo da Santa para que esta intercedesse pela sua débil saúde. Interessante também é o milagre de mandar calar as rãs. O folclore é assim, um poço sem fundo onde um turbilhão de incríveis façanhas e estranhos personagens de todas as épocas que interagem com a naturalidade e a crença popular.
A Igreja Paroquial de Santa Senhorinha edificada em terrenos plano e fundo, tem a designação popular de Sé de Basto, assim pretendendo manifestar a sua antiguidade.
Além do cruzeiro, contam-se nesta freguesia diversas casas senhoriais, cuja arquitetura é atribuível aos séculos XVII e XVIII, sendo algumas delas armoriadas e encapeladas. As casas do Paço, do Castelo, de Mozes e Vila Garcia eram já arroladas em 1726. Carcavelos e Caínhos, a Casa do Forno, de Eirões e de Olela, integram também o património edificado desta localidade. Quanto à arquitetura religiosa, são dignas de menção as Capelas do Calvário, ou Senhora do Ó, em Olela e, ainda, Santo António.
Nos inícios do século passado foi construído um Convento – Hospício dos Franciscanos, com capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Hora, a qual não chegaria a ser concluída. Nesta terra antiga, a atividade dominante é a agricultura que atualmente se faz acompanhar pela pequena indústria resultante da instalação de duas zonas industriais em Olela, Basto. Das festas e romarias destaca-se a de Santa Senhorinha, Santo António e Santa Catarina.
Junta de Freguesia
Presidente da Junta: Fernando Oliveira de Sousa (PPD/PSD – CDS/PP)
Secretário: Joaquim Fernando Oliveira da Mota (PPD/PSD – CDS/PP)
Tesoureiro: Elsa Sofia Ribeiro Antunes (PPD/PSD – CDS/PP)
Assembleia de Freguesia
Presidente - José Joaquim de Oliveira Teixeira (PPD/PSD – CDS/PP)
1.º Secretário - Pedro José Nunes Andrade (PPD/PSD – CDS/PP)
2.º Secretário - Rosa Maria de Oliveira Teixeira (PPD/PSD – CDS/PP)
António Joaquim Lopes da Silva (PS)
Francisco Sousa Oliveira (PS)
José Teixeira da Mota (PPD/PSD – CDS/PP)
José Augusto Magalhães Mota (PPD/PSD – CDS/PP)
Morada:
Rua Santa Senhorinha, n.º 49
4860-107 Basto
Contactos:
Telefone: 253 665 800
E-mail:
junta.basto@gmail.com
Horário de Atendimento:
Quarta-feira: 14h00 às 17h00
Sábado: 09h00 às 17h00