Conteúdo

Museu das Terras de Basto com «Selo Clean & Safe» do Turismo de Portugal

Museu das Terras de Basto com «Selo Clean & Safe» do Turismo de Portugal

O Núcleo Ferroviário de Arco de Baúlhe, o Núcleo de Arte Sacra e a Casa da Lã, três núcleos do Museu das Terras de Basto, foram distinguidos pelo Turismo de Portugal com o selo ‘Clean & Safe’, distintivo que permite reforçar a confiança dos visitantes no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.

Após o período de encerramento devido à pandemia COVID-19, aqueles três núcleos do Museu das Terras de Basto implementaram um conjunto de orientações de retoma da atividade turística, cumprindo os requisitos e as orientações da Direção Geral da Saúde no que refere aos procedimentos de limpeza, higiene e medidas de proteção em locais públicos, originando a atribuição do referido selo.
 

Casa da Lã

Museu das Terras de Basto

Casa da Lã
A Casa da Lã localiza-se na freguesia de Bucos. Aí existem teares, lã e espaço para o convívio de dez mulheres, que, por gosto, se reúnem todas as 5.as feiras à tarde para pôr a conversa em dia e para se dedicarem à lã – lavar, secar, esguedelhar, cardar, emanelar, fiar, ensarilhar, dobar, encher canelas, tecer e tricotar.

Em 2010 a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto convidou a estilista Helena Cardoso para desenvolver trabalho com estas mulheres, tendo daí resultado um conjunto de novas peças de linha contemporânea (em que em alguns trabalhos já se utiliza lã industrial), mas mantendo a tradição no modo de fazer.

Nota curricular - Helena Cardoso - Comendadora da Ordem de Mérito

 

Contactos

Freguesia de Bucos
4860-122 Cabeceiras de Basto
Telefone: 253 751 258
Telemóvel. 966 035 870
E-Mail: casadala@cabeceirasdebasto.pt

 

Horário

Segunda-feira a Sexta-feira: 9h00-12h30 e das 14h00-17h30
Encerra aos fins-de-semana e feriados

Ingresso Gratuito

Acessibilidades
A Casa da Lã é servida pelas estradas nacionais 205 (Braga/Póvoa de Lanhoso/Vieira do Minho/Cabeceiras de Basto), 206 (Guimarães/Fafe/ em Arco de Baúlhe seguir pela EN 205), 210 (Amarante/Celorico de Basto/Mondim de Basto/ em Arco de Baúlhe seguir pela EN 205), 311 (Guimarães/Fafe/Cabeceiras de Basto ou Montalegre/Boticas/Cabeceiras de Basto), bem como pela A7 (Póvoa do Varzim/Vila Pouca de Aguiar). Em Cabeceiras de Basto deve seguir as indicações de Bucos. O visitante pode deslocar-se à Casa da Lã utilizando os seguintes serviços de camionagem: TRANSDEV – Arco de Baúlhe/Braga (via Cabeceiras de Basto e Póvoa de Lanhoso), Porto/Ribeira de Pena – Expresso (via Cabeceiras de Basto, Fafe e Guimarães), Cabeceiras de Basto/Ribeira de Pena (via Formoselos) ou MONDINENSE – Cabeceiras de Basto/Amarante, Cabeceiras de Basto/Porto (via Fafe e Guimarães).
Scroll