Flora | Folhosas
Carvalho roble (Quercus robur)
Origem/Área de distribuição
Amplamente difundido na Europa, desde o Mediterrâneo até à Escandinávia e Rússia, é autóctone nas regiões Norte e Centro litorais de Portugal.
Clima
É uma espécie que suporta condições climáticas bastante extremas, suportando temperaturas médias em Janeiro compreendidas entre os -16ºC e os 8ºC e temperaturas médias em Julho de 14 a 25ºC.
Solos
Pouco exigente, vegetando em todos os tipos de solos à excepção dos alcalinos.
Descrição
Em Portugal assume grande destaque como um dos nossos mais importantes carvalhos de folha caduca, sendo a espécie florestal autóctone que domina em grande parte do País. É uma espécie folhosa com elevado teor madeireiro.
Carvalho americano (Quercus rubra)
Origem/Área de distribuição
Originário da América do Norte está difundida por toda a Europa Ocidental.
Clima
É uma espécie que suporta bem o frio e exige grandes quantidades de pluviosidade.
Solos
Encontra-se numa grande variedade de solos, caracterizando-se os melhores por possuírem uma textura fina e um lençol friático abundante.
Descrição
Folhosa de folha caduca, pode atingir os 25 a 30 metros de altura. A sua madeira tem a mesma utilização que os carvalhos europeus, mas é de qualidade inferior, sendo utilizada na indústria do mobiliário.
Sobreiro (Quercus suber)
Origem/Área de distribuição
Área circunscrita à faixa que envolve o Mar Mediterrâneo. Em Portugal, o seu "santuário" distribui-se a sul do Tejo e nos vales quentes do Douro e afluentes. Ocorre também no Norte associado aos carvalhos roble e negral.
Clima
É uma espécie que surge nas regiões com Verões quentes e secos, com pouca chuva e com Invernos suaves, sem presença de neve.
Solos
Pouco exigente, preferindo os solos graníticos e xistosos.
Descrição
De tronco curto, pode atingir os 20 metros de altura. É do sobreiro que se extrai a cortiça, com uma larga utilização nas mais variadas indústrias. A sua extracção faz do nosso País o primeiro produtor e exportador mundial de cortiça.
Castanheiro (Castanea sativa)
Origem/Área de distribuição
Da Europa Meridional à Ásia Menor e ainda do Norte de África, em Portugal distribui-se principalmente por Trás-os-Montes e Beira Alta.
Clima
Os principais parâmetros caracterizadores são os seguintes: pluviosidade entre os 800 e 1600 mm; temperatura média anual de 9 a 14ºC; altitude entre os 400 e os 1000 metros.
Solos
Bastante adaptável, prefere os siliciosos e os de origem calcária, já descalcificados, frescos e com profundidade.
Descrição
Produz madeira de elevada qualidade empregue na construção de edifícios, no mobiliário, folheados e carroçarias de luxo. Possui um grande interesse na produção de fruto (castanha para exportação).
Cerejeira (Prunus avium)
Origem/Área de distribuição
Amplamente distribuída pela Europa, é indígena em Portugal em todo o Norte e nas montanhas do Centro do País.
Clima
É uma espécie própria de zonas de influência Atlântica (clima pluvioso e húmido) e dos níveis basal e montano (até aos 1000 m de altitude).
Solos
Tem os melhores crescimentos em solos frescos, argilosos e ricos em bases.
Descrição
Pode atingir os 20-30 metros de altura e diâmetros da ordem dos 50 a 60 cm. A sua madeira é considerada de alta qualidade.
Tramazeira ou cornogodinho (Sorbus aucaparia)
Origem/Área de distribuição
Expandida por toda a Europa, aparece entre nós nos bosques das regiões montanhosas (Estrela, Gerês e Trás-os-Montes)
Clima
É uma espécie que suporta condições climáticas bastante extremas, tal como o carvalho roble.
Solos
Não é exigente, suportando os solos ácidos e pouco ricos em bases.
Descrição
Tem uma longevidade de 100 a 150 anos e dimensões de 20 a 22 metros de altura. O seu lenho não apresenta características especiais, pelo que poderá ser considerada como espécie secundária a utilizar em povoamentos mistos.
Plátano bastardo (Acer pseudoplatanus)
Origem/Área de distribuição
Indígena entre nós, o plátano bastardo é frequente nos sitios mais frescos do Nordeste litoral e montanhoso, bem como nas montanhas do centro do País.
Clima
É uma árvore de climas atlânticos e subatlânticos.
Solos
Prefere solos medianamente a bastante húmidos e ricos em nutrientes e bases.
Descrição
É uma árvores de montanha, típica de povoamentos mistos dominados por carvalhos de folha caduca. Atinge dimensões apreciáveis (30 a 35 metros de altura e 20 cm de diâmetro) e idades por volta dos 20 a 30 anos. O lenho produzido é de alta qualidade e muito procurado para a indústria de desenrolamento e construção de mobiliário.
Loureiro real (Prunus laurocearus)
Origem/Área de distribuição
Originária da América, é muito utilizada entre nós como ornamental.
Descrição
Árvore que pode atingir os 20 metros de altura. As folhas são verdes-brilhantes e os frutos (12 mm de diâmetro) são vermelhos escuro.