Conteúdo

Núcleo de Arte Sacra

Museu das Terras de Basto

Núcleo de Arte Sacra
A 20 de Dezembro de 2008 foi inaugurado o Núcleo de Arte Sacra, instalado na antiga sacristia e antessacristia do Mosteiro Beneditino de S. Miguel de Refojos. A criação do Núcleo resultou de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, no âmbito do Pacto Territorial do Baixo Tâmega, beneficiando de uma comparticipação comunitária e assumindo a Câmara Municipal o pagamento da componente nacional. Este projecto contou ainda com a colaboração da Paróquia de Refojos de Basto.

Nos diversos espaços que podem ser visitados expõe-se um conjunto de peças de arte religiosa de inegável valor histórico.

Na antessacristia destacamos as pinturas representando a “Alegoria à Imaculada Conceição”, a “Anunciação”, a “Incredulidade de S. Tomé com S. Domingos de Gusmão Orante” e o “Padre Eterno”. Têm vindo a ser atribuídas ao pintor Francisco Correia e datadas de ca. de 1600. Este espaço é ainda embelezado pela presença das esculturas setecentistas retratando os irmãos São Bento e Santa Escolástica.

Na sacristia, o espaço é dominado pela presença do mobiliário concebido por Agostinho Marques para o Mosteiro Beneditino, como consta do contrato assinado em 1717: dois arcazes, dois contadores embutidos e uma mesa. Junto ao altar barroco (provavelmente executado no triénio de 1710-1713) que albergou outrora uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, encontram-se as esculturas da Santíssima Trindade e da Virgem com o Menino.

Do Núcleo Museológico faz ainda parte uma reserva não visitável que compreende algumas centenas de peças (escultura, pintura, têxteis, mobiliário, torêutica) que periodicamente e em sistema de rotatividade se procuram expor e dar a conhecer ao visitante.

 

Contactos

Endereço
Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Praça da República
4860-355 Cabeceiras de Basto
Telefone: 253669070
Fax: 253669077
Email: museuterrasdebasto@cabeceirasdebasto.pt
Sítio Web: www.museocabeceiras.com
 

Encerra dia 1 de Janeiro e 25 de Dezembro

Ingresso Gratuito

Acessibilidades
O Núcleo Museológico do Baixo Tâmega fica situado na Praça da República, no coração da vila de Cabeceiras de Basto.
É servido pelas estradas nacionais 205 (Braga/Póvoa de Lanhoso/Vieira do Minho/Cabeceiras de Basto), 206 (Guimarães/Fafe/ em Arco de Baúlhe seguir pela EN 205), 210 (Amarante/Celorico de Basto/Mondim de Basto/ em Arco de Baúlhe seguir pela EN 205), 311 (Guimarães/Fafe/Cabeceiras de Basto ou Montalegre/Boticas/Cabeceiras de Basto), A7 (Póvoa do Varzim/Vila Pouca de Aguiar).
Scroll