Conteúdo

Pista de Pesca Desportiva de Cavez

Pista Internacional de Pesca Desportiva de Cavez
Data da inauguração: 24 de março de 2001

Localização
Margem direita do Rio Tâmega, na freguesia de Cavez
Acesso: seguindo pela EN 206, imediatamente antes da ponte de Cavez, no sentido Cabeceiras de Basto – Ribeira de Pena, virar à esquerda, ou, no sentido Ribeira de Pena – Cabeceiras de Basto, imediatamente após a ponte de Cavez, virar à direita.

Características
  • Extensão: cerca de 2 Km
  • Profundidade do rio: entre 2,5 e 3 metros
  • Pesqueiros: 120
  • Espécies presentes: Barbo, Bogas, Escalos e muita variedade de peixes menores dimensões, tais como Abletes, Pardelhas, Góbios e Percas
  • Edifício de apoio com bar, balneários e instalações sanitárias
Gestão e Atividades
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem protocolada a gestão da Pista de Pesca Desportiva de Cavez com a Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva, entidade que promove as provas regionais e nacionais.
Também já se realizaram nesta Pista de Pesca, em 2004 e 2006, dois Campeonatos do Mundo de Pesca Desportiva de Senhoras.


SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA PISTA DE PESCA
Por motivo relacionado com o reperfilamento do leito do rio Tâmega, inserido nas obras de construção da Barragem de Daivões, a pesca na área da concessão de Pesca Desportiva, cuja entidade responsável é a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (Alvará nº 529, de 20 de outubro de 2017), está proibida em toda a área, nomeadamente no troço da Pista de Pesca Desportiva, para precaver a segurança de pessoas e bens nesta área ribeirinha e permitir o normal desenvolvimento das obras.
A suspensão teve início no dia 29 de maio de 2018 e prolonga-se até que novo édito aprovado venha autorizar o exercício da atividade.

Calendário Geral de Água Doce 2016

[Formato . pdf - 474 KB]
Scroll