Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Freguesia de Riodouro

Perspetiva do Vale da Ribeira de Cavez a partir do Nariz do Mundo
Perspetiva do Vale da Ribeira de Cavez a partir do Nariz do Mundo
Riodouro é a freguesia mais extensa, com uma área de 43,52 Km2 e 942 habitantes (censos 2011), mais montanhosa e uma das mais pitorescas do concelho. Confronta com Montalegre e com as congéneres de Abadim, Pedraça, Cavez e as Uniões de Freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas e de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela.

A montanhosa e acidentada orografia deste extenso território é marcada pelas bacias do Ribeiro de Currais e do Rio de Cavez, cujos cursos de água se orientam no sentido Norte-Sul. Registando elevadas altitudes, assenta na vertente da Cabreira, ostentando um relevo mais suave e chão na orla meridional, onde os diversos valados agrícolas recortados em viçosas leiras, rodeiam o concentrado casario de algumas aldeolas. Apesar da imensa área abrangida esta freguesia é pouco populosa.

Comprovado o remoto povoamento proto-histórico, existe como paróquia pelo menos desde o século XII, como pertença do julgado medieval de Cabeceiras de Basto. As “inquirições” ditas “afonsinas”, de 1220 e 1258, dão já uma imagem de certa pujança populacional aludindo onze “villas” com mais de oitenta casais, cuja posse era muito dividida pela nobreza e clero locais. A maior parte desta freguesia era ocupada por coutos, por onde passaram proprietários fidalgos como Pedro Martins, João Martins, Gonçalo Martins, Pedro Lourenço, os filhos de Martim Mendes, D. Afonso Lopes e D. Pedro Fernandes.

No lugar que deu nome à freguesia pode apreciar-se um magnífico solar setecentista, com capela e torre ameada, bem como a igreja paroquial, as casas da Eira, da Reboseira e a de Leiradas. A capela de Juguelhe, Vilela, a “campa da moura”, em Cambezes e o planalto de Lamachã, são igualmente locais de interesse turístico. Existe também na freguesia uma pequena ponte românica, num subafluente do Tâmega e três cemitérios, sendo um dos progressistas e outro dos regeneradores, que vêm do tempo em que a política separava os homens mesmo da morte.

Junta de Freguesia

Presidente da Junta de Freguesia de Riodouro - Norberto Gonçalves Pires (MR)
Presidente da Junta: Norberto Gonçalves Pires (MR)
Secretário: Fernando Pedro Gonçalves Tomás dos Santos (MR)
Tesoureiro: Carlota Assunção Durão Gonçalves Basto (MR)

Assembleia de Freguesia
Presidente: António Manuel Ferraz Gonçalves (MR)
1º Secretário: Ana Maria Clara Pires Fernandes (MR)
2º Secretário: José Manuel de Carvalho Rosete Regueiras (MR)
Paula Cristina da Costa Martins (PS)
João Luís Barrosos Leite (IPC)
Pedro Nelson Barroso Fernandes (PS)
Manuel da Costa Semanas (IPC)
Ana Maria mouta Fernandes (PS)
Maria Alexandra Pereira Mouta (MR)

Morada
Lugar de Cambeses
4860-422 Riodouro
endereço eletrónico: geral.freguesia.riodouro@gmail.com
telemóvel: 962920204
 
Scroll