Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto (S. Nicolau)

Parque de Estacionamento na envolvente à Igreja Paroquial de Cabeceiras de Basto
Parque de Estacionamento na envolvente à Igreja Paroquial
Localidade ancestral, remonta ao tempo da civilização castreja. Confronta com os concelhos de Montalegre e de Fafe, e com as suas congéneres de Bucos e Abadim e com a antiga freguesia de Painzela. É uma freguesia que possui uma área de 24,52 Km2 e 711 habitantes (censos 2011).

O próprio nome de Cabeceiras provém do facto de ter sido cabeça da região. Os antepassados fixaram-se no alto das montanhas ou nas suas vertentes, erguendo fortificações castrejas. Terra de natureza áspera, de relevo acidentado, vales profundos, abrigados em forma de concha, favoreceu a ocupação humana e possibilitou uma estratégia de defesa e penetração dos invasores.

Apesar do baixo índice de povoamento, Cabeceiras de Basto foi outrora sede de concelho. Possui um património edificado valioso, sobretudo ao nível das casas solarengas. Destaca-se a casa da Taipa, com a sua capela de Nossa Senhora da Conceição, de traça quinhentista, a casa da Breia, que foi solar do Conde de Basto, de austera arquitetura, talvez setecentista, apresenta uma pesada escadaria cujo corrimão de pedra é adornado com volutas. Totalmente diversa é a casa do Casal da Fonte com o seu portal armoriado prenhe de barroquismos, dos finais de setecentos. Outro interessante edifício solarengo é a Casa da Bouça. As casas da Breia de Baixo e de Mourigo merecem também ser assinaladas. A Igreja de São Nicolau de Cabeceiras é um templo amplo e formoso.

Dos locais de interesse turístico destaca-se ainda a aldeia de Busteliberne, aglomerado rural de grande interesse patrimonial.

As festas e romarias têm o seu auge na procissão dos Passos do Senhor. No que respeita à gastronomia é de salientar a vitela assada e o fumeiro, proveniente de uma economia de subsistência assente na agricultura.
 

Junta de Freguesia

Presidente da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto - José Carlos Ferreira Rebelo (PS)
Presidente da Junta: José Carlos Ferreira Rebelo (PS)
Secretário: Teresa Cristina Alves Leite Ribeiro Pinto (PS)
Tesoureiro: Joaquim Vasconcelos Pereira (PS)

Assembleia de Freguesia
Presidente: António Afonso Gonçalves Baptista (PS)
1º Secretário: Rosa Maria dos Santos Magalhães (PS)
2º Secretário: Maria da Graça Ferreira Marques (PS)
Francisco da Silva Correia (IPC)
Ana Bela Barroso Rebelo (IPC)
José Ferreira de Magalhães (PS)
Andreia Manuela Henriques Camelo (PS)

Morada
Rua António Joaquim Gomes da Cunha, n.º 120
Cumieira
4860-136 Cabeceiras de Basto
 
Contactos
Telemóvel: 963 038 962
E-mail: fcabeceirasdebasto@gmail.com  
 
Horário de atendimento
Segunda-feira à Sexta-feira (Espaço do ECL): 14h00 às 17h00
Domingo: 11h00 às 12h00
Scroll