Conteúdo

Aves Sedentárias


Pombo da rocha (Columba livia)

Pombo da rocha
Considerado como antepassado dos nossos pombos mansos, é uma espécie residente distribuindo-se por quase todo o país. O seu habitat, tal como o nome indica, está sobretudo ligado a zonas rochosas, incluindo a orla marítima e áreas adjacentes. A sua alimentação é à base de grãos e de sementes.
 

Faisão (Phasianus colchicus)

Faisão
Ave rara em Portugal, os efectivos existentes provêm de várias introduções, sendo muito usado nos campos de treino de caça. O macho é de maior porte e a plumagem é mais colorida que a fêmea. Habita em campos de cereais orlados por bosques de folhosas, encontrando poucas condições naturais para sobreviver no estado selvagem. Tem uma alimentação variada, que engloba frutos secos e carnudos, rebentos, insectos e vermes.
 

Perdiz vermelha (Alectoris rufa)

Perdiz vermelha
A perdiz é uma ave de tamanho médio (rondando os 35 a 40 cm de comprimento). É uma ave que prefere especialmente zonas de culturas cerealíferas, mas também se pode encontrar na periferia das áreas incultas ou matos, por vezes também em vinhas. Alimenta-se de insectos no primeiro mês de vida, evoluindo rapidamente para os produtos de origem quase só vegetal.
 

Gaio (Garralus glandarius)

Gaio
Pássaro de tamanho médio (cerca de 36 cm de comprimento), comum em bosques de resinosas e de folhosas e mesmo jardins. Normalmente solitário – embora possa viver em grupos fora da época de reprodução – o gaio é uma ave irrequieta e que durante a Primavera se faz ouvir bastante, por vezes imitando mesmo outras aves. Alimenta-se de elementos de origem vegetal e animal, insectos, caracóis, frutos vários, grãos e ovos.
Scroll