Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Obras na Variante Sul em Cabeceiras de Basto avançam a bom ritmo

Está concluída a pavimentação da estrada em betuminoso

6 de dezembro de 2013
Obras na Variante Sul avançam a bom ritmo
As obras na Variante Sul em Cabeceiras de Basto avançam a bom ritmo, depois do interregno que os trabalhos sofreram devido à entrada em processo de insolvência da empresa que havia ganho o concurso público para a sua construção e que chegou a iniciar a obra.
Perante esta situação de falência da empresa adjudicatária, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto viu-se obrigada a abrir um novo concurso para entregar os trabalhos em falta a uma nova empresa, o que aconteceu recentemente.

Refira-se que a Variante Sul é uma via estruturante que, uma vez concluída, contribuirá para aproximar os lugares das freguesias de Alvite e Refojos, aumentar a mobilidade, melhorar a fluidez e a segurança da circulação rodoviária. Além dos acessos, esta via também permitirá uma expansão urbana para a zona Sul da sede do concelho, abrindo novas bolsas de desenvolvimento.

A Variante Sul permitirá, também, um acesso rápido ao centro da vila para o trânsito que provém da autoestrada A7 e da zona sul do concelho.

Depois de concluída a pavimentação dos passeios, fica hoje concluída a pavimentação da estrada em betuminoso. Neste momento, está também a ser concluída a sinalização vertical, estando prevista, a curto prazo, a execução da sinalização horizontal, assim como a colocação de guardas de segurança.

Esta empreitada incluiu o rompimento e compactação da plataforma da estrada, assim como a construção de muros de contenção e vedações das propriedades confinantes. As interseções com a EN 205, em Lamas, e com a Rua D. Nuno Álvares Pereira, na Sobreira, são feitas através de rotundas. Também na zona de Barbeito existirá uma outra rotunda que fará a interseção desta via com a ligação à Avenida Capitães de Abril e a futura variante que vem de Lameiros.

Conjugada com a construção da Variante Sul está, assim, a Variante à EN 205 que ligará Lameiros (onde se localiza uma zona industrial) a Barbeito, completando e permitindo uma rápida ligação à autoestrada A7 a partir da vila de Cabeceiras de Basto, sede do concelho, mas também de outros locais do Norte de Portugal como Montalegre, Vieira do Minho, Boticas, entre outros.
 


Adicionar comentário

Scroll