Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Alunos de mérito do Agrupamento de Escolas receberam diplomas

Vice-presidente da Câmara Municipal participou na cerimónia inserida na Semana da Educação

25 de outubro de 2013
O vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, associou-se ontem à noite, 23 de outubro, à cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos do Quadro de Mérito do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, uma sessão em que marcaram também presença a diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Céu Caridade, o presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, Dr. Domingos Machado, alunos, encarregados de educação, professores e funcionários da Escola Básica e Secundária.
Durante a iniciativa, que se realizou no auditório daquele estabelecimento de ensino, no âmbito da Semana da Educação, foram entregues, a alunos do 2º e 3º Ciclos, 104 diplomas, mais 20 do que no ano transato, facto que constituiu motivo de orgulho para a comunidade educativa cabeceirense.

Dirigindo palavras de incentivo a todos os alunos do quadro de mérito, mas também a todos os jovens estudantes de Agrupamento de Escolas, o vice-presidente da Câmara Municipal enalteceu a realização desta iniciativa, realçando que “sem trabalho não se consegue nada na vida”. Francisco Alves desafiou, por isso, os alunos a aplicarem-se nos estudos, pois, garantiu, “vale sempre a pena o esforço para que a excelência venha ao de cima”.

O autarca congratulou-se, ainda, com a realização desta iniciativa inserida no âmbito de Semana da Educação, que é organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em parceria com a Régie Cooperativa Basto Vida, o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, o Externato de S. Miguel de Refojos, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), o Pólo de Formação de Basto e o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB).

No final, Francisco Alves deu os parabéns à comunidade educativa, desejando os maiores sucessos aos alunos neste novo ano letivo.

Nas suas palavras e depois de cumprimentar todos os presentes e de parabenizar os 104 alunos de mérito, a diretora do Agrupamento, visivelmente satisfeita com o “aumento significativo” de diplomados, destacou o trabalho e empenho de todos ao longo do período letivo transato.

Nesta que foi a segunda edição de entrega de diplomas de mérito, Céu Caridade afirmou que “o esforço valeu a pena” e desafiou os estudantes a repetirem o feito já neste ano letivo, “mantendo-se no quadro de mérito e ajudando os seus colegas a alcançarem também a excelência”.

A terminar, a diretora do Agrupamento desejou que os alunos “continuem a caminhar sem vacilar, com empenho e dedicação” para alcançarem os seus objetivos.

CPCJ sensibiliza alunos para a problemática da violência no namoro


Durante a tarde de hoje, dia 24 de outubro, os alunos do Externato de S. Miguel de Refojos assistiram a uma ação de sensibilização sobre a problemática da violência no namoro, cuja oradora convidada foi a psicóloga Ana Cláudia Matos.

Organizada pela CPCJ, a ação despertou os jovens estudantes para as várias formas de violência e para as suas principais consequências.

Durante a sessão, muito participada e interativa, foram dados a conhecer aos alunos diversos testemunhos de vítimas de violência física, sexual, económica, entre outras. Foram também analisados e discutidos diversos mitos e realidades sobre a violência no namoro, cuja principal conclusão a reter foi que “qualquer ato de agressão é violência e nenhuma é aceitável”.

Afirmando que “a violência doméstica é um crime público”, Ana Cláudia Matos disse aos estudantes que “numa relação saudável nenhum dos dois manda e ambos mostram respeito, confiança, apoio, segurança, honestidade, responsabilidade e liberdade. Quem te ama trata-te bem”, vincou.

Na sua intervenção, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, também ele presidente da CPCJ, agradeceu à oradora a forma tão “clara e elucidativa” com que abordou o tema da violência no namoro, sessão esta que, acredita, “sensibilizou os jovens para esta problemática”.

Francisco Alves regozijou-se com a efusiva participação/intervenção dos estudantes do Externato de S. Miguel de Refojos, agradecendo a todos a presença nesta ação de sensibilização.

A Semana da Educação de Cabeceiras de Basto decorre até ao próximo sábado, dia 26 de outubro, dia em que se realiza a Feira do Livro, ateliês de artes plásticas e teatro, jogos tradicionais e, ainda, a ação ‘O Barroco contado às crianças’, ações que deverão decorrer, se as condições climatéricas assim o permitirem, na Praça da República.

Ao dedicar semana à Educação, o Município de Cabeceiras de Basto pretende valorizar a Escola e o Ensino, sensibilizando a comunidade educativa e a população em geral, para as diferentes temáticas que lhe estão associadas.

Adicionar comentário

Scroll