Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto dedica semana à Educação

Iniciativa prolonga-se até ao dia 26 de Outubro

22 de outubro de 2013
Cabeceiras de Basto dedica semana à Educação
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto com a colaboração da Régie Cooperativa Basto Vida, do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, do Externato de S. Miguel de Refojos, da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, da CPCJ, do Pólo de Formação de Basto e do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), está a promover até ao próximo dia 26 de outubro, a terceira edição da Semana da Educação.
Trata-se de uma iniciativa que envolve a comunidade educativa e a população em geral, em acontecimentos culturais distintos que, de segunda a sábado, decorrem em vários cenários e locais do território.

Exposições, atividades de promoção da leitura, recitais, hora do conto, ateliês e ações de sensibilização são algumas das iniciativas que integram o programa de seis dias delineado pela organização visando promover a Educação junto da comunidade.

Ao longo da semana, os cabeceirenses poderão visitar duas exposições em locais como a Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto (exposição de pintura: “Ouro sobre Azul – sinergias entre a filigrana e a talha dourada” de Seixas Peixoto) e a Casa do Povo do Arco de Baúlhe (exposição de artesanato em cortiça “Rolhas com vida” de Crok You).

Em simultâneo, de 21 a 26 de outubro, têm lugar outras iniciativas tais como ‘Livros de mão em mão’ no Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e ‘Leituras partilhadas’, no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e Centro Escolar do Arco de Baúlhe. Durante esta semana será igualmente dinamizado o II Concurso de Quadras de S. Martinho, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho e a palestra “Futebol/Escola” tendo como oradores: jogador Quim (Desportivo das Aves/Sport Lisboa e Benfica/ S.C. Braga); jogador Rui Miguel (Paços Ferreira/Nacional/Vitória de Setúbal/S.C. Braga e Boavista e a Psicóloga Rita Nogueira do Externato S. Miguel de Refojos.

Além das iniciativas referidas que perpassam a Semana da Educação, no dia 21 de outubro, o programa iniciou com a realização dos ateliês de gastronomia de ‘confeção de bolachas’ e de artes plásticas com materiais reciclados, levados a cabo na Casa da Juventude. A hora do conto ‘Os três porquinhos’, a apresentação do livro ‘Histórias memórias & contos tontos’, de Maria do Céu Nogueira e a escrita criativa dinamizada pelo CTCMCB marcaram o primeiro dia.

Hoje, dia 22, além da ‘feira de outono’, da hora do conto, a manhã ficou assinalada pela visita à Casa do Tempo. De tarde, destaca-se a dinamização do atelier de banda desenhada na Casa da Juventude e das ações ‘A minha latinha’ e o atelier de leitura, no Museu da Terras de Basto, bem como, ‘O comboio da sabedoria’ no Externato S. Miguel de Refojos.

Amanhã, quarta-feira, dia 23 de outubro, destaca-se, entre outras ações, a sessão de esclarecimento sobre as vias alternativas à educação formal, agendada para as 10h00m e a palestra ‘A importância dos pais/encarregados de educação no acompanhamento dos seus educandos e participação ativa nas atividades extracurriculares do agrupamento’, a ter lugar também, no Auditório da EB e Secundária de Cabeceiras de Basto, desta feita pelas 21h00m. Destaque ainda para a entrega de diplomas aos alunos do quadro de excelência do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, uma cerimónia a realizar igualmente neste auditório escolar.

No dia 24 de outubro, a Semana da Educação prossegue, com realce para a ‘Feira de Outono’, as visitas à Casa do Tempo, o atelier ‘Leitura de Contos’, a palestra ‘Talento natural, sonhos e vocação/profissões socialmente bem remuneradas’ tendo como oradora Laura Magalhães, bem como a ação de sensibilização sobre a problemática da violência doméstica promovida pela CPCJ no Externato S. Miguel de Refojos. Neste dia, destaque ainda para as palestras ‘Importância dos pais/encarregados de educação no acompanhamento dos seus educandos e participação ativa nas atividades extracurriculares do agrupamento, pelas 21h30m, secundada pela palestra ‘A importância dos avós na educação hodierna’, a ter lugar no auditório da Casa do Povo do Arco de Baúlhe.

No dia 25 de outubro, a Semana da Educação fica marcada pela promoção da feira do Livro na Praça da República, da hora do conto, das visitas à Casa do Tempo, do atelier de leitura no MTB e pela iniciativa ‘Uma noite na biblioteca…’ Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho.

Para o último dia da semana dedicada à Educação, estão marcadas: a Feira do Livro, os ateliês de artes plásticas e teatro, os jogos tradicionais e a ação ‘O Barroco contado às crianças’, ações estas, a desenvolver na Praça da República.

Ao dedicar esta semana à Educação, o Município Cabeceirense pretende valorizar a Escola e o Ensino, sensibilizando a comunidade educativa e a população em geral, para as diferentes temáticas que lhe estão associadas.

Adicionar comentário

Scroll