Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Centro Empresarial e de Inovação de Basto acolhe workshop

«Mapeamento de Oportunidade de Negócio no concelho de Cabeceiras de Basto»

15 de outubro de 2013
Cabeceiras de Basto
O Centro Empresarial e de Inovação de Basto acolhe no dia 16 de outubro, um workshop alusivo ao tema ‘Mapeamento de Oportunidade de Negócio no concelho de Cabeceiras de Basto’.
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Vale do Ave, que em parceria com os Municípios, se encontra a implementar a Rede de Empreendedorismo do Ave. O projeto visa fomentar a educação para o empreendedorismo, incentivar a criação e o desenvolvimento de novos negócios e de emprego e reforçar e qualificar os serviços de apoio aos empreendedores.

Este workshop, considerado no âmbito do projeto referido, tem como objetivo elaborar o Mapeamento de Oportunidade de Negócio no concelho de Cabeceiras de Basto e envolver as organizações locais mais representativas dos diferentes setores de atividade na identificação de oportunidades que poderão originar novas iniciativas e dinâmicas empreendedoras e que servirão para posterior apoio a empreendedores, empresários e investidores.

Com esta sessão de trabalho - que conta com um número limitado de 16 participantes e durante a qual será apresentada a Rede de Empreendedorismo do Ave - pretende-se identificar problemas/necessidades existentes no concelho; referenciar dinâmicas recentes, bem como ativos locais e ideias a mobilizar; sinalizar domínios de oportunidades para novas iniciativas empreendedoras; identificar tipologias de potenciais negócios e respetivos públicos/segmentos e determinar os respetivos fatores críticos de viabilidade.

De referir que esta é ação será dinamizada no Centro Empresarial e de Inovação de Basto (CEIB), um espaço de trabalho inovador e criativo, localizado na antiga escola primária da Serra, no Arco de Baúlhe, que foi alvo de obras de adaptação e de beneficiação levadas a cabo pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, para acolher este novo equipamento que se encontra aberto ao público desde setembro de 2013.

O CEIB é por isso, um espaço de trabalho partilhado que pretende acolher os novos empreendedores do concelho e acompanhar as mudanças da economia moderna, nas quais as palavras de ordem são cada vez mais, mobilidade, flexibilidade, eficiência, redução de custos e satisfação pessoal. É um espaço de trabalho onde estão reunidas as condições necessárias para promover a criatividade, a inovação e a produtividade dos seus utilizadores.

O ‘novo’ espaço está assim, dotado de condições propícias para o desenvolvimento deste tipo de iniciativas que abordem o empreendedorismo e visem apoiar as novas gerações de trabalhadores a criar o seu emprego, disponibilizando uma área de trabalho a pessoas e empresas, num ambiente inovador, que estimule a cultura colaborativa, a criatividade e a produtividade dos seus negócios, ao mesmo tempo que contribui para fomentar dinâmicas económicas e associativas benéficas para a vila do Arco de Baúlhe em particular e para o concelho de Cabeceiras de Basto, em geral.

Adicionar comentário

Scroll