Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Lalín promove encontro de cidadãos de ambos os municípios na Galiza

Colóqios, visitas, workshops e encontro das duas culturas fazem parte do programa

2 de outubro de 2013
Geminação Cabeceiras de Basto - Lalín promove encontro de cidadãos de ambos os municípios na Galiza

O Concelho de Lalín (Espanha) e a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal (AECT-GNP), encontram-se a promover nos próximos dias 4, 5 e 6 de outubro um encontro entre cidadãos de ambos os municípios, que acontecerá em Lalín, no âmbito do Projeto Europeu ‘Geminação de Lalín e Cabeceiras de Basto, desenvolvimento económico conjunto no marco da política comunitária de coesão’.

O projeto financiado pelo Programa ‘Europa com os Cidadãos’, que promove a cidadania europeia ativa, assume-se como um exemplo de cooperação local e procura de sinergias na Euroregião Galiza – Norte de Portugal, assim como de coesão económica e social em municípios do interior. Baseia-se para isso nos recursos endógenos comuns aos dois municípios, como sejam a dinamização do potencial turístico, o património natural, cultural e histórico, a gastronomia, os vinhos e a agropecuária.

As características mais evidentes entre os Municípios de Cabeceiras de Basto e Lalín serão dadas a conhecer aos cidadãos de ambos os concelhos durante o encontro que se realiza nos próximo fim de semana, na cidade galega de Lalín.

No primeiro dia, 4 de outubro, realiza-se no Auditório Municipal um colóquio sobre Políticas Europeias subordinado ao tema ‘A Estratégia 2020 aplicada no território’. Para esse dia está também prevista a visita aos principais pontos de interesse do concelho de Lalín, uma jornada que contará com a presença de cerca de 50 alunos do Ensino Secundário de Cabeceiras de Basto que frequentam o Externato de S. Miguel de Refojos.

No sábado, dia 5, o dia será dedicado aos workshops de agricultura, turismo e gastronomia, estando também prevista uma demonstração teórico-prática de hipoterapia por um técnico do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto.

O dia 6 será dedicado à cultura com um ‘Encontro de Música e Baile Tradicional’ na Praça do Município, com a presença do Rancho Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’ e do Grupo de Música e Baile Tradicional ‘A Carballeira’ de Cercio, seguindo-se uma visita a Santiago de Compostela. No domingo, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, associam-se à iniciativa em Lalín, aguardando-se ainda a presença do diretor do AECT-GNP, D. Juan Lirón, do vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Valenzuela e do presidente da CCDR-N, Emídio Gomes.

Refira-se que o encontro no âmbito da geminação de cidades/vilas tem como objetivo reunir cidadãos e grupos de cidadãos com o intuito de reforçar o conhecimento e a compreensão mútua entre os cidadãos e culturas.

Pretende-se, assim, que o encontro no âmbito da ‘Geminação de Lalín e Cabeceiras de Basto, desenvolvimento económico conjunto no marco da política comunitária de coesão’ seja uma experiência de participação ativa à escala local, através da cooperação estruturada com a sociedade civil; incentive os cidadãos a envolverem-se à escala europeia, contribuindo para uma cidadania europeia ativa; e que reforce o compromisso dos participantes com a integração europeia.
 

Adicionar comentário

Scroll