Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Feira/Festas de S. Miguel de 20 a 30 de setembro

O maior ponto de encontro desta vasta região

20 de setembro de 2013
Cabeceiras de Basto é a partir de amanhã, dia 20 e até 30 de setembro próximo, o maior ponto de encontro desta vasta região. A Feira e a Festa de S. Miguel de Refojos constituem um dos cartazes de maior atração de público das terras do norte do país. Em época de colheitas agrícolas, esta feira secular que também é festa, traz ao de cima aquilo que de melhor se produz na região e as tradições mais genuínas, de que se destacam as corridas de cavalos, os concursos pecuários, as chegas de bois, entre outras.
Na abertura das festas deste ano, assinalada com salvas de morteiros e a atuação de grupos de Zés Pereiras, destaque para a feira de gado cavalar e corridas a galope a ter lugar no Parque do Mosteiro, a que se associa um programa de animação à noite, com o ‘Ensaio Geral’, espetáculo protagonizado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto agendado para as 21h30m na Praça da República e a Banda Star e Dance in S. Miguel no Parque do Mosteiro, pelas 23h30m.

Para o dia 21 de setembro, pelas 10h00m, terá lugar um passeio equestre pelas principais ruas da vila, dando lugar às 15h00m, às apreciadas corridas de cavalos em passo travado, no Parque do Mosteiro. O encontro de bombos e gigantones vai animar as ruas da vila a partir das 21h00m, seguindo-se pelas 23h30m a atuação do artista popular Quim Barreiros. O Baile de Outono, organizado pelo Atlético Cabeceirense encerra a jornada no Gimnodesportivo de Refojos.

No dia 22 de setembro, domingo, destaque para o cortejo etnográfico, no qual estarão representadas as diversas freguesias com temas como: ‘O dia a dia das mulheres’ de Abadim; ‘Os Moinhos da freguesia de Alvite’; ‘O carpinteiro’ de Basto; ‘O Ciclo da Lã ao Vivo’ de Bucos; ‘O vinho’ de Cabeceiras de Basto- S. Nicolau; ‘A doçaria regional’ de Cavez; ‘Os Sairreiros’ da Faia; ‘O ciclo das batatas’ de Outeiro; ‘A fonte das mamas’ de Painzela; ‘A ordenha’ de Passos; ‘A Festa de Sta Bárbara’ de Pedraça; ‘A Casa da Música’ de Refojos; ‘O ciclo do pão’ de Riodouro e a ‘Almofada da pocha ou moinha’, de Vilar de cunhas.
À noite terá lugar no palco do Mosteiro animação musical com a Banda Sabor.

No dia 23 de setembro, destaque para a realização de uma tradicional desfolhada animada pelo grupo ‘Quadra Musical’, iniciativa agendada para as 21h30 e que conta com o apoio da Arborada.

No dia 24 de setembro, além da improvisação musical ESMAE, agendada para as 10h30m na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, terá lugar pelas 16h00m o Around the house (CIT Cork School of Music, Irlanda), no Auditório Municipal Ilídio dos Santos. A jornada termina com o The Franck windemuller Quartet (Fontys Hogeschollvoor de Kunsten, Holanda) pelas 21h30m, também no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.

No dia 25 de setembro, tem lugar pelas 21h30m, no Parque do Mosteiro, a apreciada Garraiada.

No dia 26, à 17h00m, abre ao público a 37ª Agro Basto – Exposição/Feira de Actividades Económicas de Basto, certame que tem como cenário o Mercado Municipal e a Praça Arcipreste Fancisco Xavier de Almeida Barreto e onde a partir das 21h30m, há cantares ao desafio com Carvalho de Cucana, Lopes de Travassô e Natividade, no palco da Agro.

O dia 28 de setembro, é dia grande. O programa abre com o grupo de zés pereiras a anunciar as festas e a animar as principais ruas da vila, seguindo-se, às 9h30m, a feira de gado bovino (raças maronesa, barrosã e minhota) e o concurso pecuário aberto à participação dos distritos de Braga e Vila Real, no Parque do Mosteiro (org. pela Mútua de Basto/Norte). Após o desfile de gado agendado para as 12h00m, segue-se pelas 15h00m, as populares e tão apreciadas chegas de bois, uma iniciativa organizada pela Associação As Chegas. À noite tem lugar o arraial minhoto com a ‘Ronda das Concertinas’, onde cantadores e populares se juntam, cantando, percorrendo e animando as ruas desta vila Cabeceirense, enquanto no palco estará o cantor popular Augusto Canário. Segue-se um grande espetáculo de pirotecnia no Parque do Mosteiro e a ‘noite de estrelas’, organizado pela Contacto.

O dia 29 de Setembro, é o Dia do Município e Feriado Municipal. O programa começa às 11h00m, com a missa solene na Igreja do Mosteiro de S. Miguel. Às 14h00m começa a transmissão em direto do programa ‘Somos Portugal’. Às 14h30m, apresentam-se as Bandas de Música Cabeceirense e de Amarante. Às 15h00m, realiza-se o grande sorteio das festas de S. Miguel enquanto que em simultâneo, mas no palco da Agro decorre um Encontro de Folclore. Às 17h00m, tem início a imponente procissão em honra de S. Miguel e às 21h30m, atuam, em despique, as Bandas Cabeceirense e de Amarante.

A tradicional Feira/Festa de S. Miguel de Refojos, que anualmente regista milhares de visitantes, encerra no dia 30 de setembro - dia das trocas - com atividades desportivas no parque do mosteiro e a animação musical com a Banda Quadrângulo prevista para as 21h30m, encerrando desta forma dez dias de grande festividade.

Adicionar comentário

Scroll