Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto prepara Encontro das Comunidades

Iniciativa tem como objetivos divulgar os usos e costumes da região

7 de agosto de 2013
Praça da República
À semelhança dos anos anteriores, Cabeceiras de Basto prepara-se para acolher de 9 a 11 de agosto, mais um Encontro das Comunidades. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que este ano tem como cenário a Praça da República e o Parque do Mosteiro.
A realização deste Encontro das Comunidades, tem como objetivos divulgar os usos e costumes da região, proporcionando à população, especialmente aos emigrantes, um contato com as suas raízes, ao mesmo tempo que é possível dar a conhecer os produtos locais e as tradições da região.

Dezenas de expositores de setores como hortícola, fumeiro, vinhos, mel, licores, doces, azeite, entre outros, a que se associam alguns artesãos da terra e da região, estarão presentes, dando assim, corpo à exposição que estará patente ao público durante este certame que integra ainda stands alusivos às comunidades geminadas com Cabeceiras de Basto.

O certame propriamente dito, tem início sexta-feira, dia 9 de agosto, com a abertura oficial pelas 18h00m. Durante a abertura, está previsto um programa de animação que conta com a presença do grupo de bombos Zés Pereira, uma demonstração do Jogo do Pau apresentado pela Associação S. João Baptista de Bucos e por uma tocata de concertinas promovida pelo Grupo SDF de Cabeceiras de Basto.

Neste primeiro dia, pelas 21h30m, destaca-se a atuação do Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, seguindo-se às 22h00m, o Concerto de Órgão de Verão a ter lugar na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos com a presença da flautista cabeceirense Adriana Ferreira - solista da Orquestra Nacional de França desde 2012 - e do organista Daniel Ribeiro.

No Sábado, dia 10, pelas 14h00m, abre ao público a exposição/mostra de produtos locais, altura em que tem início também uma tocata de concertinas, promovida pelo Grupo de Concertinas da Casa da Música. Para as 16h00m estão agendados os ‘Jogos sem fronteiras’ no Parque do Mosteiro.

Às 21h30m, na Praça da República, terá lugar o espetáculo de teatro ‘Olhar Fraterno’, uma produção do CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, marca cultural que aposta no desenvolvimento de um projeto de produção artística vocacionado para as artes de intervenção sociocultural, onde se trabalham as memórias, as tradições o património material e imaterial enquanto fontes de pesquisa e ferramentas para a preservação e revitalização da identidade da região de Basto – resultante de uma aposta na formação artística em contexto de aprendizagem, não formal, nas áreas da interpretação, expressão plástica e iniciação teatral para crianças.

À noite, pelas 23h00m, tem lugar uma popular vacada no Parque do Mosteiro. A jornada prossegue com o Festival da Juventude, no espaço da Piscina Municipal Descoberta de Refojos de Basto. Trata-se de uma iniciativa integrada no âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Juventude.

No dia 11 de agosto, após a abertura da exposição dos produtos locais pelas 14h00m, está prevista para as 15h30m, a atuação do Rancho Folclórico Estrela Dourada de Estrasburgo. A terminar este Encontro das Comunidades destaque para a atuação dos artistas Jorge Loureiro e Natividade, com cantares ao desafio, na Praça da República. O Encontro das Comunidades de Cabeceiras de Basto encerra às 19h00m.

Adicionar comentário

Scroll