Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Ass. Basto em Ação e Bravos das Concertinas de Refojos vencem Marchas Populares

Mar de gente juntou-se na Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto

25 de junho de 2013
A Associação Basto em Ação, em colaboração com a Associação Bravos das Concertinas de Refojos, foi a grande vencedora do concurso de Marchas Populares, ‘ponto alto’ do programa da Festa das Associações de Cabeceiras de Basto, um certame que chega hoje ao fim na Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto, junto ao Mercado Municipal.

A Associação Recreativa de Moimenta e a Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB) ficaram classificadas em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Ao todo, ontem, desfilaram no recinto da festa seis associações/instituições. Para além das associações já referidas, apresentaram-se ao concurso/encontro a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto – Projeto Aprender a Crescer, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) e os Espaços de Convívio e Lazer (ECL) de Passos, Cucana, Painzela, Arosa e Moimenta que atuaram em conjunto.

Coube ao júri do concurso, constituído pelo Prof. João Soares, Eng. Maria José Abreu e Armando Luís, avaliar a coreografia, interpretação, letra, música, acompanhamento musical e traje.

De referir que os três primeiros classificados receberam prémios pecuniários no valor de 250, 200 e 150 euros, respetivamente, recebendo os restantes participantes um prémio de presença no montante de 50 euros.

Trajados a rigor, de arcos e manjericos empoleirados, os grupos coloriram e animaram a Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto, onde se juntou um mar de gente para aplaudir as Marchas Populares e as atuações dos Cavaquinhos da Raposeira e do Rancho Folclórico de S. Nicolau.

À festa não faltaram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, a vice-presidente da Câmara, Margarida Coutinho, os vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, os presidentes das Juntas de Freguesia, membros da Assembleia Municipal, entre outros convidados e público em geral.

Nas suas palavras, o presidente da Câmara Municipal congratulou-se com o grande número de associações existentes em todas as freguesias do concelho em diversos setores de atividade, “um leque muito alargado de associações que mostram aquilo que é o pulsar e a intervenção do movimento associativo em Cabeceiras de Basto”, disse.

Joaquim Barreto salientou, ainda, que “o Município tem procurado fomentar e dinamizar o movimento associativo porque consideramos que são parceiros importantes não só na dinamização das iniciativas, como também naquilo que é a criação de sinergias que permitem um desenvolvimento mais alargado, diversificado, abrangente e integrado do concelho de Cabeceiras de Basto”.

Este é assim “um fim de semana dedicado não só aos clubes, associações e instituições do concelho, como também ao voluntariado, à solidariedade e a todos aqueles que trabalham para a causa pública, servindo o nosso concelho, a nossa terra, e não se servindo das associações”, sublinhou o autarca.

Promovido pela Câmara Municipal, empresa municipal Emunibasto e Basto Vida, em colaboração com as associações e instituições do concelho, a 13ª edição da Festa das Associações de Cabeceiras de Basto abriu portas ao público na sexta-feira, dia 21 de junho, chegando esta tarde ao fim.

Na abertura do certame, os autarcas do Município e das freguesias visitaram os 48 stands presentes na Festa das Associações, um momento que foi abrilhantado pelas atuações dos Zés Pereiras de Basto e pela Banda Juvenil Cabeceirense.

Ao longo de três dias, as quarenta e duas associações e instituições concelhias presentes nesta iniciativa, num total de 48 stands, dão assim a conhecer ao público o seu trabalho e a sua atividade, seja ela na área desportiva, etnográfica, cultural, recreativa, da solidariedade social, desenvolvimento rural e educação.

A tarde de hoje ficará marcada pelas atuações do Grupo Nun’Álvares de Pedraça, da Associação Bravos das Concertinas de Refojos e do Grupo Folclórico S. João Baptista de Cavez, assim como pela cerimónia de entrega dos prémios aos participantes das provas desportivas e concursos de Melhor Stand, Marchas Populares e Varandas Floridas.

Atividades desportivas, animação musical, festivais de natação e um arraial minhoto marcam, assim, a edição 2013 da Festa das Associações.

Associação Basto em Ação (1º Prémio)
Ass. Rec. de Moimenta (2º Prémio)
ADIB (3º Prémio)

Adicionar comentário

Scroll