Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto prepara IV Feira do Cavalo

Evento decorre nos dias 25 e 26 de maio de 2013

22 de maio de 2013
Feira do Cavalo - edição de 2012
O Centro Hípico de Cabeceiras de Basto acolhe nos próximos dias 25 e 26 de maio a quarta edição da Feira do Cavalo. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, que conta com o apoio do Regimento de Cavalaria nº 6 de Braga, entidade responsável pela promoção do IV Festival Hípico, cujo programa integra durante o fim de semana, provas de ensino, provas hipo ‘Derby’, assim como, provas de obstáculos de 0,50m, 0,80m, 1m e 1.15m.
À semelhança dos anos anteriores, esta edição da Feira do Cavalo, tem como objetivo proporcionar aos locais e a todos os visitantes o contacto com diversas modalidades equestres, assim como uma exposição/mostra de artigos relacionados com a atividade cavalar.

A iniciativa, que começa no Sábado, dia 25 de maio, às 10h00m, com uma prova de ensino, conta com a participação de dezenas de produtores/expositores e abre oficialmente ao público às 15h00m, seguindo-se a realização da Taça Norte Derby de Atrelagem – 1ª mão organizada pela CAN e APA. O programa prossegue ao longo da tarde com a prova hipo ‘Derby’.

À noite, pelas 21h30m, tem lugar o espetáculo equestre ‘Emoções Ibéricas’ seguido do espetáculo ‘O Ensaio Geral’ a apresentar pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, no Picadeiro Interior. Trata-se de uma marca cultural que aposta no desenvolvimento de um projeto de produção artística vocacionado para as artes de intervenção sóciocutural.

Este Centro de Teatro, trabalha as memórias, as tradições e o património material e imaterial enquanto fontes de pesquisa e ferramentas para a preservação e revitalização da identidade da região de Basto. A jornada prossegue noite dentro, com um Festival de Música organizado pelo Plano A e com o apoio da Câmara Municipal e da Emunibasto.

No Domingo, dia 26 de maio, derradeiro dia da IV Feira do Cavalo de Cabeceiras de Basto, a jornada começa às 10h00m, com um Concurso Oficial de Modelo e Andamentos – Cavalos Puro Sangue Lusitano Fêmeas/Machos, organizado pela APSL. Às 14h30m, terá lugar a apresentação da 2ª mão da Taça Regional Norte de Derby de Atrelagem do Norte, seguindo-se animação musical com o Grupo de Concertinas SDF de S. Nicolau e a realização das diversas provas de obstáculos. Para as 18h30m está prevista a cerimónia de entrega de prémio e para as 19h30m o encerramento da IV edição da Feira do Cavalo, cujo êxito alcançado nos anos anteriores é o resultado do trabalho que vem sendo feito pela Câmara Cabeceirense, em prol da valorização e da promoção das raças autóctones, quer criando condições físicas, quer dinamizando atividades ou promovendo espaços de debate, que valorizem o setor equestre.

Exemplo disso foi a construção do Centro Hípico, uma mais valia para o concelho e para a região, quer em termos turísticos, quer em termos de desenvolvimento económico, que tem vindo a acolher diversas iniciativas. Recorde-se que o cavalo, está tradicionalmente associado a esta terra de Basto e por isso têm sido promovidos projetos capazes de gerar dinâmicas e potenciar quer o Centro Hípico, quer o Hipódromo Municipal, localizado na Serra do Oural, na freguesia de Abadim, deste concelho.

Para a organização este é um setor que pode ser uma importante fonte de atração e de desenvolvimento do turismo local, que toca áreas como, os tempos livres, o desporto, o setor económico, social e cultural, vertentes associadas aos cavalos, que se pretende continuar a potenciar.

Adicionar comentário

Scroll