Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Lavoura Tradicional assinala amanhã Dia do Trabalhador

Lançamento da 1ª Pedra da Piscina Descoberta do Arco de Baúlhe

30 de abril de 2013
Lavoura Tradicional assinala amanhã Dia do Trabalhador
Cabeceiras de Basto assinala amanhã, dia 1 de Maio, o Dia do Trabalhador, com a realização de uma Lavoura à moda antiga. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Emunibasto, Basto Vida e projecto Mais Vida, que terá lugar na Quinta da Portela, nas imediações do centro da Vila Cabeceirense.
Esta Tradicional Lavoura que conta ainda com a colaboração de várias Juntas de Freguesia, tem início a partir das 8 horas da manhã, altura em que a população se concentra junto ao Parque do Mosteiro, toma o ‘mata-bicho’ e ao som de cantares populares e de alfaias agrícolas em punho, ruma em cortejo para o campo, local onde serão revividos e recriados os trabalhos de outrora, dando a conhecer aos mais novos a atividade rural dos nossos antepassados e simultaneamente, promovendo o intercâmbio intergeracional.

Assim, pelo sexto ano consecutivo e oriundos das várias freguesias do concelho, os ‘lavradores’ vão desbravar a terra, com o apoio de várias juntas de gado maronês e barrosão para o cultivo do milho.

A meio da manhã, será servido o pequeno-almoço composto por pataniscas, tremoços, azeitonas, figos e doces, seguindo-se a sementeira do milho que será doravante regado, sachado e tratado, para que em Setembro, por altura das Festas de S. Miguel, possa ser desfolhado à moda do Minho.

No final da jornada será servido um almoço – igualmente tradicional - a todos os participantes, ao som da música popular proporcionada pelas concertinas que à semelhança dos anos anteriores, será certamente mote para a entoação de modas e danças típicas, encerrando em clima de festa esta Lavoura rica em usos e costumes, mas que o passar do tempo e o recurso às novas tecnologias vão caindo no esquecimento.

O Dia do Trabalhador no concelho de Cabeceiras de Basto, fica ainda marcado pelo Lançamento da 1ª Pedra da Piscina Descoberta do Arco de Baúlhe, cerimónia que terá lugar na freguesia arcoense, pelas 17h00m e para a qual estão convidados autarcas e população em geral.

Esta obra que agora se inicia resulta de uma pretensão antiga dos locais e será construida nas imediações da Piscina Coberta daquela vila do Arco de Baúlhe, onde se encontram também localizados outros equipamentos municipais, tais como a Biblioteca Dr. António Teixeira de Carvalho e o Gimnodesportivo que servem de apoio ao Centro Escolar e EB 2+3 de Arco de Baúlhe em terrenos contíguos.

Adicionar comentário

Scroll