Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Meio milhar celebrou Abril em Cabeceiras de Basto

Comemorações do 25 de Abril realizadas em Cabeceiras de Basto

26 de abril de 2013
Meio milhar celebrou Abril em Cabeceiras de Basto
Cerca de 500 pessoas participaram no Jantar Comemorativo do 25 de Abril em Cabeceiras de Basto, uma iniciativa promovida pela Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB), que pretendeu promover o encontro entre os amantes da liberdade e da democracia.
No jantar-convívio que se realizou no dia 24 de abril, no Pavilhão Desportivo de Refojos, participaram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, os vereadores Dr. Domingos Machado, Francisco Pereira e Margarida Coutinho, os presidentes das Juntas de Freguesia, a administradora da Emunibasto Prof. Stela Monteiro, a diretora da Régie Cooperativa Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, associados e amigos da ADIB, entre outros convidados e público em geral, com destaque para a presença de um grande número de jovens que, em clima de festa e de celebração, entoaram os valores de Abril.

“Há 39 anos atrás nascia em Portugal um sonho de um país livre, de um país democrático, de um país justo, de um país solidário, de um país desenvolvido e em paz, de um país diferente”, começou por recordar China Pereira, continuando “depois de tantos anos de guerra, o sonho tornou-se realidade. E a realidade é hoje bem diferente. É incomparavelmente melhor do que aquela que vivíamos há 39 anos atrás, na saúde, na educação, na habitação, na cultura, no apoio social...”.

Desafiando todos os presentes a participar na vida pública e política, China Pereira confessou: “pela minha parte cá estou e estarei disponível para convosco continuar a trabalhar pela nossa terra e pela nossa gente. Estou e estarei disponível para continuar a aprofundar abril e os valores de abril em Cabeceiras de Basto”.
Realçando que “o poder local foi uma das mais importantes conquistas do 25 de abril”, China Pereira questionou: “o que seria de Portugal sem o poder local democrático?” e respondeu: “não fora o poder local e os tiques de centralismo de Lisboa já teriam esquecido o país do interior. Veja-se o que se passa nesta altura com os governantes da Nação, a procurarem fechar tudo o que é serviço público no interior do país”.

E insistiu: “não podemos aceitar esta atitude centralista que abandona as pessoas que vivem mais afastadas dos grandes centros urbanos. O poder local, enquanto poder de proximidade, em conjunto com os cidadãos, com as suas instituições representativas, com o movimento associativo, terá que continuar a ser, e estou certo que será, o garante da defesa dos direitos conquistados para os territórios mais afastados dos centros de decisão, numa perspectiva de coesão territorial tão importante para o nosso futuro coletivo”.

E finalizou: “mais do que nunca é preciso continuar a celebrar Abril”.

Depois de saudar todos os presentes e de agradecer à ADIB pela organização da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal, Eng. Joaquim Barreto, mostrou a sua “satisfação e alegria por comemorar o 25 de Abril com mais de 500 pessoas – a maior participação cívica de sempre” do jantar comemorativo de Abril - que encheu de orgulho a organização.

Fazendo uma resenha história dos últimos 39 anos, Joaquim Barreto valorizou a democracia e o poder local, realçando todo o trabalho feito pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto nos últimos 19 anos em prol do desenvolvimento e do bem-estar dos cabeceirenses.

“Estão criadas as condições para vivermos felizes e temos, agora, de saber preservar o que temos, continuando a dar dimensão à educação, à saúde, à cultura, ao setor social”, destacou.

No final, o autarca agradeceu a todos os que colaboraram nas comemorações de Abril, designadamente à Assembleia Municipal, à Emunibasto, ao Agrupamento de Escolas, à Banda Cabeceirense, aos Bombeiros Cabeceirenses, às Juntas de Freguesia e à Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB).
Por seu turno, a diretora da ADIB, depois de cumprimentar e saudar todos os presentes, disse que “o espírito da organização do convívio de Abril saiu reforçado em 2013 pela presença destas 500 pessoas que se associaram a este encontro de amigos da liberdade e da democracia”.

Nas suas palavras, Irene Fontes garantiu que a ADIB “tem cumprido Abril através da solidariedade e do apoio aos mais frágeis e desfavorecidos”. E justificou: “desde 1985 que a ADIB tem contribuído para a promoção do desenvolvimento de Cabeceiras de Basto, no âmbito social, cultural, económico e recreativo”.

No seu discurso, a diretora da ADIB distinguiu, “de uma forma especial”, o autarca Joaquim Barreto “como primeiro responsável pelo sucesso de grande parte dos nossos projetos e iniciativas e pela concretização de um novo ciclo na vida da ADIB”.

E finalizou: “celebremos Abril com convicção e esperança que os seus valores perdurem”.

Durante o jantar, os ‘Amigos da ADIB’ cantaram os ideais de abril, levando o público a erguer os cravos vermelhos e a entoar os valores da democracia, da liberdade, da igualdade e da solidariedade.

Adicionar comentário

Scroll