Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Inauguração da Ecopista assinala abertura das comemorações do 25 de Abril

Comemorações prosseguem em Cabeceiras de Basto até ao dia 25 de Abril

19 de abril de 2013
Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses
A inauguração da Ecopista: troço Arco de Baúlhe – Vila Nune, agendada para amanhã, dia 20 de abril, pelas 16horas, no Museu das Terras de Basto, marca a abertura do programa comemorativo do 25 de abril em Cabeceiras de Basto.


Trata-se de uma importante obra para o concelho e para a região que permitirá à população residente e aos visitantes, um contacto mais próximo com o património natural, nomeadamente, as paisagens verdejantes, as aldeias e o rio Tâmega, assim como, com o património arquitetónico e histórico, de que é exemplo a Estação do Arco de Baúlhe, onde atualmente está instalado o Museu das Terras de Basto.

Pode igualmente servir de ponto de partida para outras visitas, como seja ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, ao Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, ao Centro Hípico, à Pista de Pesca Desportiva de Cavez, entre outros motivos de interesse.

Este troço tem uma extensão de 3,820km, liga o Arco de Baúlhe e Vila Nune e integra a Ecopista do Tâmega que toca os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Amarante e resulta de um protocolo estabelecido em 2007, entre a Câmara Municipal e a REFER tendo em vista a utilização desta plataforma, para adaptação e utilização como Ecopista visando fins turísticos e/ou de lazer.

De referir que em Janeiro de 1990 o ramal da Linha do Tâmega, entre Amarante e Arco de Baúlhe, foi desativado dando assim lugar a uma via verde destinada a Percursos pedestres, de Bicicleta ou qualquer outro meio não poluente.

O programa comemorativo do 25 de Abril, prossegue às 21h30m, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos com a ‘Noite do Conto e da Poesia’ subordinada ao tema ‘Para não dizer que não falei de flores’ a protagonizar pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

No dia 21 de abril, no Gimnodesportivo de Cavez, terá lugar o XIII Encontro/Concurso de Cantigas da Liberdade. Uma iniciativa na qual vão participar 28 grupos em representação de outras tantas coletividades, sendo que, 12 participam no Concurso e 16 estão inscritas no Encontro. A jornada começa pelas 14h30m e como habitual tem como objetivo celebrar através da interpretação de temas musicais o 25 de Abril, numa jornada intergeracional e de salutar convívio.

Na segunda-feira, dia 22 de abril, o programa prossegue com a ação ‘Músicas de Abril’ na Casa Municipal da Cultura e na Biblioteca Dr. António Teixeira de Carvalho, desta feita, dirigido aos alunos do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.

No dia 23 de abril, o programa começa pelas 10h00m, na Biblioteca Dr. António Teixeira de Carvalho com as ‘Comemorações do Dia Mundial do Livro’ no âmbito da qual se precederá à Leitura do Livro “O Tesouro”, de Autoria de Manuel António Pina, dirigida igualmente aos alunos do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, ação esta, que repete pelas 14h30m, desta feita na Casa Municipal da Cultura.

À noite, pelas 21h30m, também na Casa Municipal da Cultura, inaugura a exposição ‘A mulher durante o Estado Novo’ com a participação da Drª Odete Santos (antiga deputada da Assembleia da República).
No dia 24 de abril, às 14h30m, no Museu das Terras de Basto, no Arco de Baúlhe, terá lugar o atelier ‘Queres saber como se faz o símbolo da revolução: o cravo’, uma ação dirigida também aos alunos do Agrupamento de Escolas. O dia 24 de abril, termina com um jantar evocativo organizado pela ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto que apoia a organização deste evento.

O programa do dia 25 de abril, inicia-se às 9h30m, no Parque do Mosteiro com a organização de provas desportivas organizadas pela ADIB. Seguem-se às 10h30m, no edifício dos Paços do Concelho, as cerimónias evocativas com o hastear da Bandeira Nacional com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e pelas 10h45m terá lugar a sessão solene evocativa na assembleia municipal durante a qual serão entregues as seguintes condecorações: Medalha de Mérito Público (grau ouro) ao Eng.º Carlos Duarte e a título póstumo ao Major General Rui Moura; Medalha de Mérito Público (grau prata) a José Magalhães e a título póstumo a António Maria Rebelo; Medalha Municipal de Bons Serviços (grau prata) a Artur Alves e a Manuel Pinto de Sousa.

A jornada prossegue, pelas 11h30m, com a corrida da Liberdade entre Arco de Baúlhe e Cabeceiras de Basto, estando a entregue de prémios das diferentes provas de atletismo agendada para as 12h30m, no Parque do Mosteiro. À tarde, pelas 15h00m, o Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez atua em plena Praça da República, seguindo-se no Auditório Municipal, pelas 16h00m, o Concerto de Primavera promovido pela Banda Cabeceirense.

As comemorações concelhias do 25 de Abril, encerram pelas 18h00m, na Casa Municipal da Cultura onde terá lugar uma homenagem ao Prof. Manuel Carneiro, com o descerramento da placa com a atribuição do seu nome à Biblioteca Municipal da Cultura.

De referir que as comemorações concelhias do 25 de abril, são organizadas pelas Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Emunibasto, com o apoio da ADIB, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e da Banda Cabeceirense.

Adicionar comentário

Scroll