Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Presidente da Câmara inteira-se dos efeitos nocivos e prejuízos das intempéries

Município apela à população para colaborar no desvio e encaminhamento das águas pluviais

12 de abril de 2013
Presidente da Câmara inteira-se dos efeitos nocivos e prejuízos das intempéries
Esta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto, acompanhado pelo chefe de Divisão das Obras, Eng. Luís Summavielle, inteirou-se, in loco, dos estragos provocados pelas fortes intempéries que se têm feito sentir nos últimos meses com quedas de muros e derrocadas que vêm causando graves prejuízos e transtornos às populações.
Em vários destes locais, o presidente da Câmara pode verificar o desenrolar dos trabalhos em curso pelas brigadas municipais, nomeadamente na aldeia de Fornelo, na freguesia de Riodouro, no lugar da Ranha, freguesia de Abadim, na Raposeira e na Rua Nova da Cachada, na freguesia de Refojos.

De referir que em Fornelo, a Câmara Municipal está a proceder à construção de um muro de suporte da estrada, depois de uma enorme derrocada ter levado parte da via, ao passo que na zona da Raposeira, as chuvas fortes provocaram o entupimento de aquedutos e o aluimento do piso.

Desabamento de penedo corta estrada para Lapela

Já em dezembro passado, as fortes chuvas que se fizeram sentir em toda a região, mas também no concelho de Cabeceiras de Basto, provocaram o desmoronamento de rochas de grandes dimensões no Caminho de Lapela (CM1709), na freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau). As rochas deslizaram até à estrada, bloqueando a ligação para a aldeia de Lapela, não tendo provocado, felizmente, quaisquer danos a pessoas ou veículos.

Na imagem que divulgamos é visível o volume rochoso que se abateu sobre a estrada, uma situação que justificou a intervenção de operários especializados da Câmara Municipal no rebentamento de rochas, assim como na sua remoção, entretanto já concluída.

Mau tempo tem provocado danos noutros pontos do concelho

Das várias ocorrências registadas nos últimos meses destaca-se, ainda, a queda do muro de suporte da estrada que liga o lugar de Asnela ao lugar de Vilela, na freguesia de Riodouro, que provocou a interrupção da circulação automóvel, obrigando a população das aldeias de Vilela e Meijoadela a utilizar caminhos alternativos.

São, ainda, exemplos dos danos provocados pelo mau tempo a queda de várias árvores, obstrução de outras vias, o deslizamento de pedras e barreiras nas estradas que têm motivado a intervenção das brigadas municipais e da Proteção Civil.


O inverno muito rigoroso, com chuvas intensas e permanentes durante meses a fio, tem provocado quedas de muros, derrocadas e deslizamento de terras com graves danos e prejuízos nas vias de comunicação, levando mesmo ao corte de estradas em vários pontos do concelho e, dessa forma, dificultando e até impedindo a circulação de veículos e de peões.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e as Juntas de Freguesia têm estado no terreno a remover terras, pedras e vegetação das estradas e caminhos, a reconstruir muros, assim como a limpar aquedutos, valetas e bermas em todo o concelho, de modo a minimizar e a resolver as graves consequências destas intempéries.

No que diz respeito à reparação e beneficiação dos pavimentos, também aqui as brigadas municipais têm trabalhado no sentido de melhorar as condições de circulação e segurança, sendo certo que essas beneficiações só terão os melhores resultados quando a chuva der tréguas e o tempo seco chegar.

Mas, neste momento, importa sensibilizar os munícipes para a necessidade de cooperarem e colaborarem neste esforço coletivo de redução dos efeitos destas más condições atmosféricas que se têm vindo a sentir, desviando as águas que possam estar encaminhadas para as vias públicas, para que dessa forma se evitem os danos e o rápido desgaste das estradas e se melhorem as condições de segurança.


Cabeceiras de Basto: Corte de penedo derrubado sobre o CM1709 (Caminho de Lapela)
Fornelo: Presidente visitou obra de construção de um muro de suporte da estrada
Raposeira: Presidente visitou obras de desentupimento de aquedutos e aluimento de piso
Riodouro: reparação do suporte do Caminho entre o Alto de Asnela e a Ponte de Vilela na freguesia

Adicionar comentário

Scroll