Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Espaço de Convívio e Lazer de Cucana abriu portas aos utentes

A partir da próxima semana, com a inauguração do ECL de Arosa, em Cavez, no dia 14 de abril, o concelho de Cabeceiras de Basto passa a dispor de 13 ECL’s

11 de abril de 2013
Espaço de Convívio e Lazer de Cucana abriu portas aos utentes
Foi inaugurado no passado dia 7 de abril o Espaço de Convívio e Lazer de Cucana, em Refojos, um espaço que tem como objetivo combater o isolamento e promover a qualidade de vida da população idosa, incentivando a inclusão social e as relações interpessoais e intergeracionais.
De referir que o ECL resulta da adaptação da antiga escola primária de Cucana, que sofreu obras de requalificação para, doravante, acolher os idosos que, em tempos, eram os alunos que se sentavam nas secretárias da sala de aula.

Com a abertura deste novo espaço, a freguesia de Refojos conta, a partir de agora, com dois novos centros de convívio, onde os utentes podem usufruir de atividades lúdicas e desportivas, a par da estreita convivência com os seus conterrâneos.

Coube ao presidente da Câmara e também presidente da Basto Vida, Eng. Joaquim Barreto, ao presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, assim como ao presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves e à representante da Associação Arborada, Maria Emília Pereira, descerrar a placa alusiva à efeméride.

Dezenas de pessoas de Cucana, Água Redonda e de outros lugares da freguesia de Refojos, participaram na inauguração do Espaço de Convívio e Lazer de Cucana. O momento foi de grande convívio e animação entre as gerações, abrilhantado pelas concertinas de Cabeceiras de Basto.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal mostrou-se “particularmente feliz por estar a cumprir” os seus deveres como autarca, explicando que “quando somos eleitos somo-lo para servir o povo” e o novo ECL de Cucana reflete isso mesmo

Garantindo que o edifício estará também aberto aos mais novos, Joaquim Barreto desejou este seja sobretudo “um espaço de encontro entre as pessoas, um espaço de bem-estar, um espaço com vida”.
Enaltecendo a “gestão em parceria” do Espaço de Convívio e Lazer, o autarca disse que o objetivo que esteve na origem da criação do ECL foi “criar melhores condições às pessoas que aqui vivem”. E garantiu: “a Câmara Municipal não quer vender escolas. Quer recolocá-las ao serviço de todos porque este é o vosso espaço”.

Apelando à adesão dos munícipes ao ECL de Cucana, Joaquim Barreto finalizou: “sejam felizes”.
Por seu turno, o presidente da Assembleia Municipal incentivou os moradores de Cucana a desfrutar de todas as condições prestadas por aquele equipamento público, considerando que esta “é uma oportunidade que a população tem de conviver com os seus amigos” e de fortificar “a vontade de viver”.
China Pereira elogiou a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia pela concretização da obra, almejando que “os utentes sejam felizes e tenham mais saúde” no ECL de Cucana.

No uso da palavra, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos afirmou ter “um carinho especial pelas gentes de Cucana e Água Redonda” que poderão, agora, regressar à antiga escola, readaptada em espaço de convívio. “Valeu a pena”, considerou Francisco Alves.

A representante da Associação Arborada, Emília Pereira, que recebeu das mãos do presidente da Basto Vida as chaves do ECL de Cucana, apelou a todas as pessoas para “que venham a este novo espaço de convívio, onde serão bem-vindas e bem acolhidas”.

O protocolo, assinado pelo presidente e secretária da Basto Vida, pelo presidente da Junta de Freguesia de Refojos e pela representante da Associação Arborada, tem como finalidade a dinamização do ECL através da promoção de serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos utentes; do apoio psicossocial; do fomento das relações interpessoais entre os utentes e destes com outros grupos etários; da promoção dos sentimentos de interação, autoestima e segurança e da continuidade das relações familiares e de vizinhança; da garantia pelo respeito à independência, individualidade, privacidade e livre expressão de opinião; do contributo para a estabilização e o retardamento do processo de envelhecimento; da promoção e desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas, de acordo com as necessidades e interesses dos utentes; da implementação de ações ao nível dos cuidados primários de saúde; e da promoção de um espaço de participação cívica e comunitária intergeracional.

No total, o concelho de Cabeceiras de Basto contará, a partir da próxima semana, com treze Espaços de Convívio e Lazer (ECL). Refira-se que no próximo domingo, dia 14 de abril, é inaugurado mais um Espaço de Convívio e Lazer, desta feita em Arosa, na freguesia de Cavez.

De salientar que estes espaços têm vindo a contribuir para prevenir a solidão e o isolamento, estimulando a vida mais ativa dos utentes daqueles espaços de convívio.

Acrescente-se, ainda, que o ECL de Cucana funcionará nos dias úteis das 14.00 às 17.30 horas.

Adicionar comentário

Scroll