Conteúdo

Secretário de Estado na cerimónia evocativa dos 25 anos da Mútua de Basto/Norte

Município entregou Medalha de Mérito Público à Associação

18 de março, 2013
Secretário de Estado da Alimentação na cerimónia evocativa dos 25 anos da Mútua de Basto/Norte
O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Brito, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal e também presidente da direção da Mútua de Basto/Norte, Eng. Joaquim Barreto, pelo presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, pelo presidente da Assembleia-geral da Mútua, Eng. Carlos Duarte e pelo presidente da Junta de Freguesia de Refojos e também presidente do Conselho Fiscal da Mútua, Francisco Alves, presidiu à cerimónia evocativa dos 25 anos da Mútua de Basto/Norte.
Durante a sessão, que decorreu no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, o presidente da Assembleia Municipal Dr. China Pereira, entregou ao presidente da direção da Mútua de Basto/Norte, Eng. Joaquim Barreto, a Medalha de Mérito Público – Grau Prata, que resulta da deliberação, aprovada por unanimidade, na reunião do Executivo Municipal do 21 de fevereiro de 2013, no âmbito da passagem do 25º aniversário de existência da associação e da sua atividade efetiva ao serviço dos agricultores e do desenvolvimento rural, “que muito tem contribuído para a valorização e promoção do território e da qualidade de vida das pessoas de Cabeceiras e das Terras de Basto”, lê-se na referida deliberação.

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar considerou que “este trabalho de 25 anos da Mútua é de longe uma grande mais-valia para a associação se situar perante um novo quadro comunitário e perante o futuro”. E afirmou: “o momento é agora de reflexão para percebermos o que podemos fazer de mais e melhor para o futuro e neste momento a Mútua tem um desafio muito maior e o novo PDR permitir-lhe-á impulsionar a organização dos produtores, inovar e melhorar a sua atividade e tenho a certeza de que daqui a 25 anos diremos que valeram a pena mais 25 anos de trabalho”.

Nuno Brito considerou, ainda, que “em territórios de baixa densidade, em que há necessidade de escoar localmente os produtos e estimular a proximidade e a qualidade do produto, a Mútua constitui-se como uma mais-valia para o território”.

Depois de evidenciar o percurso da Mútua de Basto/Norte ao longo destes últimos 25 anos, Joaquim Barreto garantiu que “a Mútua adquiriu experiência, conhecimento e renovou-se e considero que hoje estamos preparados para enfrentar os novos desafios e para acompanhar a evolução dos tempos, certamente com a colaboração e a compreensão dos Governos”.

O presidente da Câmara Municipal e também presidente da direção da Mútua testemunhou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido pelo hoje Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Brito, “um homem que começou como técnico em Cabeceiras de Basto e que hoje desempenha altas funções no Governo”. E acrescentou: “quero dizer que é com estes governantes que temos esperança e mais confiança no futuro porque o Dr. Nuno Brito revela um conhecimento do país real e isso é que é importante: que haja homens que conheçam o país a que tenham vontade e competência para servir o país”.

Joaquim Barreto desejou “que estes 25 anos sirvam de lastro para se continuar a desenvolver políticas de valor para os agricultores e para os territórios e que as pessoas comecem a ter esperança nestes tempos de crise”. E relembrou: “só no concelho de Cabeceiras de Basto candidataram-se ao PRODER 50 agricultores que obtiveram financiamentos na ordem dos 4 milhões de euros, o que é muito importante e sinal de que os meios rurais são atrativos. É desta forma que poderemos ajudar a resolver a crise em que estamos”, finalizou Joaquim Barreto.

Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, destacou “os 25 anos de atividade intensa da Mútua aos serviços do agricultores, tendo criado condições para o desenvolvimento local das Terras de Basto em geral e de Cabeceiras de Basto em particular e, mais recentemente, abraçando uma área de intervenção muito vasta, o Norte de Portugal”.

Deixou, também, “palavras de agradecimento a todos os dirigentes e funcionários que, desde a primeira hora, deram vida a este projeto e muito em especial ao Eng. Joaquim Barreto”.

Durante a sessão foram, ainda, entregues certificados e a medalha comemorativa dos 25 anos aos sócios fundadores, sócios honorários e individualidades presentes.

Foram, ainda, entregues o título de Sócio Honorário ao Eng. Vítor Barros, antigo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, e ao Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Brito.

No final, durante um almoço convívio promovido pela Mútua de Basto/Norte, cantaram-se os parabéns à associação.
 


Scroll