Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto dedica Semana à Floresta e ao Desenvolvimento Rural

Sensibilização para a defesa do meio ambiente e promoção do uso da floresta

14 de março de 2013
Cabeceiras de Basto acolhe desde o dia 11 de março e até segunda-feira, dia 18 de março, mais uma edição da Semana da Floresta e da Primavera. Trata-se de uma iniciativa organizada conjuntamente pela Câmara Municipal, pela Eumibasto, pela Mútua de Basto/Norte e pela Basto Vida, que conta com o apoio do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, do Externato S. Miguel de Refojos, da Cooperativa Terra + Verde , da CAP, da ARNPD e da Associação Encanto Radical.
Atividades diversas, de sensibilização ambiental, tais como: limpeza, retancha, poda e plantações de árvores nos ‘Parques Florestais –Floresta Verde’ de Chacim (Refojos) e Vila Nune - iniciativa associada ao Movimento Plantar Portugal - e outros locais do concelho; ‘Plantar uma ideia’ pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal envolvendo os utentes dos Espaços de Convívio e Lazer; oficinas criativas; exposição de espantalhos; ateliers de música, dança e expressão plástica; atividades desportivas; visitas guiadas; teatro; ações de sensibilização para as boas práticas ambientais; são algumas das ações que têm vindo a ser realizadas em vários cenários do concelho, envolvendo crianças, jovens e menos jovens, na defesa do meio ambiente e na valorização e promoção do uso múltiplo da floresta.

Um programa essencialmente direcionado para as escolas que apartir de amanhã, dia 15 de março, se abre à população em geral, com a promoção de atividades diversas, tendo em vista sensibilizar a comunidade para a valorização e preservação da floresta, promover o desenvolvimento local e regional, a gastronomia, nomeadamente, o Cabrito das Terras Altas do Minho e o anho, bem como, conhecer as especificidades da fauna e flora do concelho.

Assim, amanhã, dia 15 de março, o programa inicia por volta das 10h00 com a abertura da exposição ‘A Floresta e os seus usos Múltiplos’ na Praça da República. Uma iniciativa na qual vão estar presentes 22 expositores, sendo 4 de artesanato, 7 de produtos como vinho, mel, doces, azeite e queijos e 11 de entidades ligadas ao setor rural, ambiental, proteção civil, entre outros.

O programa segue com a visita a explorações agropecuárias e ambientais, entre outros equipamentos e projetos como, a Casa da Lã, Posto de Fomento Cinetégico, Centro Vida Selvagem, Casa do Pão, Pista de Pesca Desportiva de Cavez e Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros. Uma jornada na qual participará o Eurodeputado, Dr. Capoulas Santos, assim como, técnicos, dirigentes, autarcas e podutores/empreendedores locais, entre outros interessados.

À noite, pelas 21h30m, no edifício dos Paços do Concelho, terá lugar a conferência subordinada ao tema ‘A Reforma da PAC – Política Agrícola Comum’, com a presença do Eurodeputado, Dr. Capoulas Santos.

O programa prossegue no sábado, dia 16 de março, com várias atividades a realizar em diversos espaços do concelho. Destaque no entanto, para a conferência/debate subordinada ao tema ‘Valorizar os Território, revitalizar a economia rural’. A iniciativa terá lugar, pelas 16h00m, no edifício dos Paços do concelho e conta com a presença dos oradores convidados: Prof.º Oliveira Baptista (antigo Ministro da Agricultura), Eng.º Vitor Barros (antigo Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural) e Eng.º Carlos Duarte (antigo Secretário de Estado Adjunto da Agricultura).

A jornada termina pelas 21h30m, com um concerto musical promovido pela Banda Cabeceirense e pelo Grupo ‘Os Amigos da ADIB’, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.

No domingo, dia 17 de março, destaque para a sessão evocativa do 25º aniversário da Associação Mútua de Basto/Norte, associação de utilidade pública, que no último quartel tem estado ao serviço dos agricultores e do desenvolvimento rural, a quem a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto atribuiu a Medalha de Mérito Público – grau prata. A cerimónia está agendada para as 12h00m, no Auditório Municial Ilidio dos Santos.
De tarde, o programa prossegue com animação musical, dança, concertinas e um desfile de moda, encerrando pelas 18h00m, a exposição ‘A Floresta e os usos múltiplos’.

No dia 18 de março, derradeiro dia desta semana dedicada à floresta e ao desenvolvimento rural, terá lugar no Auditório Municipal Ilidio dos Santos, a conferência ‘Grandes Alterações no IVA e faturação na agricultura’, integrada no Ciclo Nacional de Sessões CAP/OTOC, destinado às associações e aos agricultores da região e que conta com a presença do Bastonário da OTOC, Dr. Domingues de Azevedo.

De referir ainda que no decurso do fim de semana será feita a promoção gastronómica do Cabrito das Terras Altas do Minho e do anho nos restaurantes aderentes.

Adicionar comentário

Scroll