Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Câmara atribui nome de Profª Filomena Mesquita ao novo Centro Escolar

Deliberações da última reunião do executivo municipal

22 de fevereiro de 2013
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas em reunião realizada ontem, dia 21 de fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho, sob a liderança do Engº Joaquim Barreto, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu prosseguir com o apoio a várias coletividades locais.
Foram contemplados o Arco Rotações Clube, o Desportivo do Arco de Baúlhe, o Atlético Cabeceirense e a Associação Amigos de Basto, disponibilizando para o efeito um montante global na ordem dos 30.000 euros.

Neste âmbito, o Arco Rotações Clube, recebeu apoio financeiro e logístico para ajudar a suportar as despesas inerentes à organização do XIII Passeio de Motos TT que terá lugar amanhã, dia 23 de fevereiro, agregando dezenas de participantes não só do concelho, como de outras localidades, adeptos dos desportos motorizados .

Também o Desportivo do Arco de Baúlhe, recebeu um apoio financeiro destinado a apoiar as obras de melhoria das suas infraestruturas desportivas, bem como, a dar continuidade à formação de jovens, não só no plano desportivo, mas também no que se refere ao exercício da cidadania, já que se trata de uma coletividade concelhia que agrega dezenas de jovens atletas.

Por sua vez, ao Atlético Cabeceirense, foi atribuido um apoio financeiro destinado a ajudar a custear despesas com a formação desportiva e com a beneficiação das infraestruturas de que dispõe, nomeadamente o Estádio Municipal.

No que ao associativismo diz respeito, a Associação dos Amigos de Basto, recebeu igualmente o apoio do executivo municipal, através da atribuição de apoio técnico na elaboração do projeto de arquitetura e de algumas especialidades destinando à construção do edifício da sua sede social, a localizar na freguesia de Basto (Sta Senhorinha).

Nesta reunião, o executivo municipal decidiu igualmente, atribuir o nome da Profª Filomena Mesquita ao novo estabelecimento de ensino básico e educação pré-escolar, recentemente inaugurado e localizado em Refojos.

De referir que Filomena Leite Machado Mesquita, nasceu a 27 de fevereiro de 1912, no lugar de Chacim, freguesia de Refojos, deste concelho de Cabeceiras de Basto. Filha e neta de professores, Filomena Mesquita cedo começou a ensinar as primeiras letras e contas às crianças. Iniciou a docência, em 1931, com dezanove anos de idade, como regente escolar e terminou, em 1961, a sua carreira de trinta anos na escola pública, ingressando a partir deste ano no ensino privado. A Profª Filomena Mesquita trabalhou depois durante 36 anos no Colégio de S. Miguel de Refojos, tendo abandonado o ensino em 1997, com 85 anos. Faleceu em fevereiro de 1998.

Esta professora do ensino básico Filomena Mesquita, personalidade simples de reconhecido valor, dedicou toda a sua vida a ensinar crianças, tendo contribuído para a educação e formação cívica de várias gerações de cabeceirenses. O importante contributo que deu ao desenvolvimento educativo do nosso concelho, é agora reconhecido e perpetuado na memória coletiva, através da designação do seu nome ao novo Centro Escolar. Com esta singela homenagem, o executivo pretende também, distinguir o professor, agente fundamental na promoção do saber e do conhecimento, da educação e formação da personalidade das crianças e jovens, futuros homens e mulheres do amanhã.

No decorrer desta reunião, o executivo decidiu também aprovar um voto de pesar pelo falecimento, no passado dia 14 de fevereiro, do cidadão José Manuel Duarte Vieira, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da Comissão Diretiva do “ON.2 - O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte). Nascido em 1952, na Maia, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1974. Foi professor universitário e administrador de diversas empresas privadas e públicas. Presidiu à CCDR-N desde fevereiro de 2012 onde prestou relevantes funções públicas.

Na sequência do seu nefasto desaparecimento a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto deliberou aprovar um voto de pesar pela morte do Eng. José Manuel Duarte Vieira, dele dando conhecimento à CCDR-N, à família e torná-lo público através dos órgãos de comunicação social.
 

Adicionar comentário

Scroll