Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Leilão das Orelheiras cumpre tradição em Cabeceiras de Basto

Festa da Orelheira e do Fumeiro termina dia 11 no Pavilhão Desportivo

11 de fevereiro de 2013
Leilão das Orelheiras cumpre tradição em Cabeceiras de Basto
Cumpriu-se na tarde de domingo, dia 10, mais um tradicional Leilão das Orelheiras neste domingo gordo que antecede o dia de Carnaval, recriado ano após ano, na Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto e que atrai um mar de gente ao Pavilhão Desportivo de Refojos.
Meia centena de orelheiras foram hoje a leilão, produtos estes oferecidos pelos expositores de fumeiro presentes na edição 2013 do certame. O público foi muito participativo, o que resultou num animado e concorrido leilão, com os populares ‘picados’ a cada lanço para levar a melhor orelheira para casa.

Organizada pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, a iniciativa foi um dos pontos altos da 17.ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto.

Apesar das adversas condições climatéricas, a afluência ao recinto da festa foi grande, o que gerou, também, importantes dinâmicas de negócio, verificando-se a presença de muita gente, não só das freguesias do concelho como também de vários pontos do país.

Pelo segundo ano consecutivo, a organização promoveu o sorteio de um cabaz de fumeiro e outros produtos locais que resultou um verdadeiro sucesso. O cabaz sorteado foi entregue pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, a um cidadão da freguesia de Basto, concelho de Cabeceiras de Basto.

Pelo palco da festa passou esta tarde o Grupo Folclórico de S. Nicolau, de Cabeceiras de Basto, assim como o Grupo de Concertinas ‘Os Irmãos Ferreira’.

De salientar que nestes três últimos dias de festa a animação tem estado ao rubro no Pavilhão Desportivo, por onde passaram já vários grupos de dança, música e teatro.

Refira-se que no primeiro dia o destaque foi para a comédia ‘Há fumeiro… e dinheiro?’ levada à cena pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) em colaboração com a Universidade Sénior de Cabeceiras de Basto, os Cavaquinhos da Raposeira e os Bombos da Arborada.
As concertinas do concelho, o grupo local de dança ‘Os Caricas’ e os cantares ao desafio foram também propostas do programa de animação que atraíram numeroso público ao recinto da festa.

Note-se que a realização desta iniciativa tem gerado dinâmicas socioeconómicas relevantes para o comércio e a restauração locais.

O encerramento da 17.ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro está agendado para as 12 horas de amanhã, 11 de fevereiro, dia de feira semanal em Cabeceiras de Basto.

Adicionar comentário

Scroll