Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Delegação do PCP recebida pelo presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto

Delegação visitou a 17ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro

9 de fevereiro de 2013
Delegação do PCP recebida pelo presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto recebeu na manhã de 9 de fevereiro, uma delegação do PCP que integrava a deputada da Assembleia da República eleita pelo distrito de Braga, Dra. Carla Cruz que recentemente substituiu o histórico deputado comunista Agostinho Lopes.
No decurso da reunião foram abordados temas de âmbito nacional, regional e local como o Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), as dívidas do Ministério da Educação às Câmaras Municipais, o desemprego, a reorganização administrativa do território das freguesias, o encerramento e reorganização dos serviços públicos, a Lei das Finanças Locais, os fundos comunitários, entre outros temas.

Na oportunidade, o presidente da Câmara, Engº Joaquim Barreto, informou que Cabeceiras de Basto não recorreu ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e que muita da legislação que a Assembleia da República tem aprovado põe em causa a autonomia do poder local. Mostrou-se preocupado com a falta de políticas do Governo de incentivo à economia e de políticas ativas de emprego que contrariem o aumento galopante do desemprego.

O autarca falou, também, da importância em avançar com a regionalização, ao invés da reorganização dos serviços públicos de forma descoordenada e incongruente, como está a acontecer, dando como exemplo o encerramento de serviços ou o novo Regime do Associativismo Intermunicipal das Comunidades Intermunicipais (CIM).

Joaquim Barreto deu a conhecer à delegação comunista as ações desenvolvidas pelo Município no que toca às matérias atrás referidas, como o apoio dado às Juntas de Freguesia para recorrerem aos tribunais contra a extinção e agregação de freguesias e as políticas locais para a atração do investimento e fixação das populações (construção de zonas industriais, descontos significativos para jovens empresários até aos 35 anos para a aquisição de lotes, entre outras medidas).

A deputada Carla Cruz, que se fez acompanhar do responsável local do PCP, Miguel Coelho, agradeceu a disponibilidade do presidente para receber a comitiva, comungando das mesmas preocupações e defendendo uma, cada vez mais forte, relação entre eleitos e eleitores.

Acompanhada pelo autarca Joaquim Barreto, a delegação comunista visitou a 17ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, que decorre até ao próximo dia 11 no Pavilhão Desportivo de Refojos.


Adicionar comentário

Scroll