Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto promove marca CTCMCB

«O CTCMCB é Teu!» em diversos espaços públicos do concelho

28 de janeiro de 2013
Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto promove marca CTCMCB
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, encontra-se a desenvolver junto dos cabeceirenses e visitantes uma ação de promoção da marca CTCMBC.
Neste início de 2013, o Centro de Teatro está assim a dinamizar uma FLASH PUB que é uma iniciativa realizada já em outras partes do mundo e que consiste na publicidade intensa e em massa de uma determinada marca ou ação, neste caso a logomarca CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Trata-se de um ousado plano de comunicação composto por várias instalações plásticas, exposição e ações de divulgação cujo objetivo é difundir a marca e criar nas pessoas a curiosidade por esta logomarca, de forma a familiarizá-las com a marca e torná-la cada vez mais parte integrante do seu concelho e da sua vida.

“O CTCMCB é Teu!” encontra-se espalhado por diversos espaços públicos do concelho, desde a Câmara Municipal à Escola Básica e Secundária, passando pelo Parque do Mosteiro e pelo Mercado Municipal.

Ao caminhar, a atenção das pessoas é captada por elementos surpreendentes: conjuntos de caixas para serem abertas e levadas com um folheto informativo acerca de CTCMCB, uma ocupação gigante do relvado do Parque do Mosteiro com o ‘logo’ do Centro, um desenho em perspetiva nas escadas do mercado, pessoas em toda a parte a usar pins identificadores do CTCMCB, a permanência constante nos placares eletrónicos, cartazes, flyers e várias outras iniciativas que vão ‘bombardear’ Cabeceiras de Basto com o teatro, esta semana.

Um dos destaques desta ação é a exposição na antiga banca do Pão do Mercado Municipal, onde é possível apreciar imagens, adereços, figurinos e elementos produzidos em criação coletiva durante o ano de 2012 no Centro de Teatro. “A arte foi ao encontro da comunidade. Com isto queríamos dizer ‘O CTCMCB é Teu!’, é nosso”, revela a direção do Centro.

Neste novo ano será desenvolvido um conjunto de ações com o desafio de chegar a um maior número de pessoas em todo o concelho, contribuindo para o enriquecimento cultural da comunidade ao confrontá-la com novas manifestações artísticas e sensibilizando-a para articulação das artes com o seu quotidiano.

“Em 2013, continuamos caminhando ainda mais ao encontro das pessoas. Um teatro que aceita incorporar-se e confrontar-se com o mundo real: a arte encontra a comunidade”. Com estas palavras, a equipa do Centro de Teatro destaca que na continuidade das suas atividades, neste ano, os seus princípios artísticos, teóricos e de ativação e mudança social pretendem integrar-se com a vida, com o quotidiano das pessoas e com as instituições culturais.

“Vamos envolver-nos com outras disciplinas, entrar em lugares não teatrais, dando vida a esta experiência que é o teatro social e de comunidade, que enriquece não só os aspetos sociais como também os artísticos, reencontrando uma necessidade diversa, a necessidade de motivação”, garante a equipa.

De acordo com Roberto Moreira, diretor artístico, “o CTCMCB é um projeto comunitário que está aberto a todas as pessoas e o nosso objetivo é que os cabeceirenses venham ao Mercado e conheçam o nosso trabalho, o local onde trabalhamos e que sintam curiosidade em conhecer esta marca”.

De salientar que o CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto surgiu em 2012 com o objetivo de reafirmar no concelho a forte aposta que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver na cultura, criando em conjunto um elevado nível de programação cultural e artística.

Um dos aspetos que tem caracterizado o trabalho dos artistas envolvidos é a capacidade de aprofundar estudos e universalizar a cultura rural, na procura de novas linguagens e técnicas de comunicação, bem como na aproximação de agentes culturais e sociais, com enfoque especial nas gentes da terra.

Roberto Moreira, Armando Luís, Joana Veloso e Neto Portela são os elementos que integram a equipa do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
 


Adicionar comentário

Scroll