Conteúdo

Câmara Cabeceirense convida jovens a conhecer o concelho

Inscrições e mais informações na Casa Municipal da Cultura, no Posto de Turismo, na Casa dos Produtos Tradicionais e na Casa do Povo do Arco de Baúlhe

29 de julho, 2010
Vem Conhecer o teu Concelho - recepção na Câmara Municipal
“Com o objectivo de divulgar, promover, valorizar e potenciar os nossos equipamentos, o nosso património natural e edificado, o nosso artesanato, os usos e costumes”, a Câmara Municipal e a Emunibasto, estão a promover desde final de Julho e durante o mês de Agosto, a iniciativa «Vem conhecer o teu concelho».

Trata-se de uma acção destinada aos jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 25 anos, a quem é proporcionada uma jornada de conhecimento, mas também de lazer e um dia diferente em contacto com o património, a cultura e as potencialidades desta terra de Basto.

O transporte é disponibilizado pela organização, assim como, o almoço a realizar numa das belas e bem apetrechadas àreas de lazer deste concelho.

Os interessados em participar nas visitas guiadas, podem proceder à sua inscrição na Casa Municipal da Cultura, no Posto de Turismo, na Casa dos Produtos Tradicionais e na Casa do Povo do Arco de Baúlhe, podendo na ocasião optar por quatro circuitos diferentes.

A estátua do guerreiro lusitano «O Basto» localizada em plena Praça da República, o Núcleo Museológico de Arte Sacra no Mosteiro S. Miguel de Refojos, a Casa dos Produtos Tradicionais, a Casa da Música, o Pelourinho das Pereiras, o Museu Terras de Basto, a Casa do Povo e a Piscina Municipal no Arco de Baúlhe, a Pista de Pesca Desportiva e a Ponte de Cavez, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, o Centro Hípico, Moinhos de Rei em Abadim, o Complexo Florestal da Veiga e o Espigueiro de Carrazedo em Bucos, são alguns dos locais visitáveis.

Os interessados podem igualmente optar pela Praia Fluvial do Poço do Frade, a Área de Lazer do Oural, a Piscina descoberta de Refojos, o Hipódromo/Aeródromo, a Casa da Urtigueira, a Casa da Cultura, o Posto de Turismo ou a Biblioteca Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe, aliando cultura, património, lazer e natureza.

A primeira visita guiada ocorreu no dia 27 de Julho, envolvendo cerca de quarenta jovens que aderiram à iniciativa, disponibilizando um dia de férias para conhecer um pouco mais da sua terra.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, recebeu o grupo junto à Ouvidoria Abadical (entrada de acesso aos serviços municipais recentemente aberta ao público), saudando-os, dando-lhes as boas vindas e enaltecendo o interesse demonstrado pelo conhecimento da terra em que residem.
Referiu ainda, que ao promover este tipo de iniciativas a Câmara Municipal está a proporcionar programas alternativos para as férias de verão, mas simultanemente a divulgar e a promover o património e as potencialidades que o concelho encerra. Finda a breve recepção, o grupo partiu para uma viagem marcada pelas vivências de um povo, mas também à descoberta de equipamentos contemporâneos que visam proporcionar bem estar e qualidade de vida a quem aqui vive, mas também a todos os que nos visitam.

De referir que durante esta visita reinou a boa disposição e alegria de todos os presentes, que no final da jornada manifestaram a sua satisfação por participarem nesta iniciativa municipal que lhes permitiu conhecer melhor a sua terra.

Scroll