Conteúdo

Samão celebra amanhã Festa das Papas em honra de S. Sebastião

Tradicional e peculiar romaria todos os anos atrai centenas de forasteiros

19 de janeiro de 2023
Samão celebra amanhã Festa das Papas em honra de S. Sebastião
A aldeia do Samão, na freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, celebra amanhã, dia 20 de janeiro, a ‘Festa das Papas’ em honra de S. Sebastião ‘padroeiro da fome, da peste e da guerra’, onde o povo do Samão oferece papas, pão benzido, carne e vinho, a todos os romeiros que se desloquem à aldeia para honrar o santo.
A jornada começa cedo com a bênção dos alimentos, seguindo-se a celebração da eucaristia e a procissão. Os alimentos são transportados para o campo junto à sede do Grupo Associativo do Samão onde é estendida uma toalha de linho com dezenas de metros, ao longo da qual se colocam os alimentos.

Reza a lenda local que, na Idade Média, os povos que habitavam aquelas serras foram assolados por uma grande peste que atingiu humanos e animais. Para se verem livres da doença, os habitantes daquelas aldeias sertanejas recorreram a S. Sebastião de quem eram devotos e que os terá libertado de tal ‘maldição’. Como forma de gratidão, as pessoas prometeram que daí em diante fariam uma festa e ofereceriam o que de melhor o povo tinha, ou seja, o pão, o vinho e a carne, a todos quantos ali se deslocassem para honrar o santo. Desde então, todos os anos, a promessa renova-se e a festa repete-se, honrando assim um compromisso antigo assumido pelos seus antepassados.

Trata-se por isso, de uma tradicional e peculiar romaria minhota que todos os anos atrai centenas de forasteiros, que sobem a serra para participar na ‘Festa das Papas’ que se realiza no dia 20 de janeiro, de forma alternada, ora no lugar do Samão, em ano ímpar, ora no lugar de Gondiães, em ano par.

Adicionar comentário

Scroll