Conteúdo

Executivo Municipal aprova normas dos Cantares de Reis das Escolas

Deliberações da última reunião da Câmara Municipal

16 de janeiro de 2023
Reunião da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto reuniu na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, na sede da Junta de Freguesia de Basto, naquela que foi a terceira reunião pública descentralizada do mandato 2021-2025, ao abrigo do artigo 2.º do Regimento da Câmara Municipal.
Durante a reunião foram aprovadas, por unanimidade, as normas de participação do XXIII Encontro de Cantares de Reis das Escolas do Concelho de Cabeceiras de Basto, evento que decorre na última sexta-feira deste mês de janeiro, dia 27, no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos. As inscrições estão abertas até ao dia 18 de janeiro na Câmara Municipal.

O evento tem como destinatários todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas, bem como os alunos do pré-escolar do Centro Social de Cabeceiras de Basto. Os Cantares de Reis das Escolas têm como objetivo reviver a tradição, estimulando a defesa do património cultural e a recriação dos Cantares dos Reis por parte dos alunos. Os grupos deverão apresentar-se com trajes e instrumentos típicos.

Todos os grupos participantes receberão um prémio no valor de 60 euros a utilizar numa livraria/papelaria do concelho cabeceirense.

Com quatro votos contra e dois a favor, foi rejeitada a proposta de designação dos representantes da parte pública para os cargos de presidentes da direção e do conselho fiscal da Basto Vida – Serviço de Ação Social e Cuidados de Saúde, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada.

Durante a reunião camarária foi retirado o ponto referente ao projeto técnico de execução no âmbito da ‘Requalificação do Topo Norte do Parque Urbano de Cabeceiras de Basto’ e incluída uma proposta referente ao saneamento da Rua de Santa Senhorinha, em Basto.

De entre outros assuntos, foram aprovados pelo Executivo Cabeceirense mais dois pedidos de apoio à natalidade no montante de mil euros, bem como isentados seis munícipes do pagamento das taxas de frequência das piscinas municipais.

Adicionar comentário

Scroll