Conteúdo

Câmara Municipal assinalou Dia Mundial da Diabetes

14 de novembro é o dia oficial da comemoração da diabetes

15 de novembro de 2022
Câmara Municipal assinalou Dia Mundial da Diabetes
A Câmara Municipal associou-se ontem, dia 14 de novembro, ao Lions Clube de Cabeceiras de Basto para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, através da colocação de duas faixas azuis, bem como a projeção de luz azul na fachada do edifício dos Paços do Concelho, de forma a alertar os cabeceirenses para a doença, assim como para a sua prevenção, tratamento e outros cuidados de saúde.
Durante a manhã, através do Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão, no recinto da feira semanal, foi sensibilizada a comunidade para a doença da diabetes com a distribuição de panfletos e a realização de rastreios.

Em colaboração com o Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4.ª Geração/Projeto Vivências e com o Externato de S. Miguel de Refojos, ontem à tarde, nos Espaços de Convívio e Lazer (ECL´s) de Refojos e do Arco de Baúlhe, foi também sensibilizada a população idosa para a diabetes através de uma palestra realizada por alunos do Externato de S. Miguel de Refojos. Paralelamente foram efetuados rastreios e dinamizada uma sessão de ginástica geriátrica.

O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, o vereador Fernando Basto e o presidente do Lions de Cabeceiras de Basto, Ernesto Oliveira, participaram na ação.

O dia 14 de novembro é o dia oficial da comemoração da diabetes em memória de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922. A Diabetes é uma doença crónica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Adicionar comentário

Scroll