Conteúdo

Cabeceiras de Basto inaugura Centro de Estudos Beneditinos e Espaço de Acolhimento ao Visitante

No sábado 17 de setembro, a partir das 15 horas, nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos

15 de setembro de 2022
Cabeceiras de Basto inaugura Centro de Estudos Beneditinos e Espaço de Acolhimento ao Visitante
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto encontra-se a promover a iniciativa 'O Nosso Mosteiro' que terá lugar no próximo sábado, dia 17 de setembro, a partir das 15 horas, nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. A iniciativa integra quatro momentos distintos mas interligados entre si.
Referimo-nos às inaugurações do Espaço Ilídio dos Santos - Acolhimento ao Visitante e do Centro de Estudos Beneditinos de Cabeceiras de Basto, bem como à assinatura do contrato de Doação a Cabeceiras de Basto da Biblioteca do ilustre Monge da Ordem de S. Bento, Prof. Doutor Frei Geraldo Coelho Dias.

Do programa consta, ainda, a apresentação do Livro de Atas do V Seminário Internacional Ora Et Labora ‘Refojos de Basto: Leituras, Textos e Autores Beneditinos’, pelo Professor Catedrático da FLUP, Armando Malheiro da Silva.

A iniciativa reveste-se de grande simbolismo, já que no dia 17 de setembro se celebra o 88.° aniversário daquele benemérito do Mosteiro, Frei Geraldo Coelho Dias.

Frei Geraldo, como é carinhosamente tratado, é o autor do livro ‘O Mosteiro de São Miguel de Refojos - Jóia do Barroco em Terras de Basto’ (2009). Ao longo da sua vida realizou diversas viagens de estudo e investigação a Israel, ao Egipto e a outros países do Oriente, desenvolvendo temas Bíblicos. Paralelamente publicou sobre temas portugueses, ligados à religião e religiosidade popular, instituições religiosas e monásticas (Beneditinos/Cistercienses). Foi orador em vários Seminários Internacionais ‘Ora Et Labora’ que decorreram em Cabeceiras de Basto.

Em julho de 2021, a Câmara Municipal atribuiu a Frei Geraldo a Medalha de Mérito Público - Grau Ouro, em reconhecimento pelos "valiosos contributos dados ao Município" enquanto investigador e como historiador, através dos estudos beneditinos realizados e publicados relacionados com o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, documentos que contribuíram para o aprofundamento do conhecimento da história de Cabeceiras de Basto.

Neste evento, a Câmara Municipal aguarda a presença de representante da Direção Regional de Cultura Norte e do Abade de Singeverga, Padre Bernardino Costa, entre outros ilustres convidados.

Programa | 17 setembro |15h00
  • Inauguração do Espaço Ilídio dos Santos - Acolhimento ao Visitante
  • Apresentação do Livro de Atas do V Seminário Internacional Ora Et Labora "Refojos de Basto: Leituras, Textos e Autores Beneditinos", pelo Sr. Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva (Catedrático da FLUP)
  • Assinatura do Contrato de Doação da Biblioteca do ilustre Monge da Ordem de S. Bento, Prof. Doutor Frei Geraldo Coelho Dias (O.S.B.)
  • Inauguração do Centro de Estudos Beneditinos de Cabeceiras de Basto Prof. Doutor Frei Geraldo Coelho Dias (O.S.B.)

Adicionar comentário

Scroll