Conteúdo

Câmara Municipal cria plataforma eletrónica para agilizar combate à vespa velutina

Pode aceder à plataforma através da ligação no topo do website

15 de setembro de 2022
Câmara Municipal cria plataforma eletrónica para agilizar combate à vespa velutina
O vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Basto, participou ontem, dia 14 de setembro, na reunião com os presidentes de Junta de Freguesia durante a qual o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Luís Freitas, apresentou a plataforma eletrónica criada, recentemente, pela Câmara Municipal para monitorizar e controlar a vespa velutina. PORTALvespa é a designação desta plataforma.
Esta ferramenta tecnológica é um meio para a geolocalização online de locais onde se encontra a espécie invasora, através do preenchimento de um simples formulário com as informações sobre dos ninhos e anexar fotografias dos mesmos.

A informação introduzida no formulário permitirá efetuar uma gestão centralizada das comunicações de avistamento de ninhos de vespa velutina e agilizar o seu processo de eliminação por parte do Serviço Municipal de Proteção Civil.

PORTALvespa está disponível para smartphones e ambiente web, permitindo a todos os munícipes/entidades a comunicação de avistamento de ninhos ativos, nomeadamente serviços municipais, juntas de freguesia, apicultores, proprietários florestais, agricultores, entre outros.

O formulário para comunicação de ninhos está disponível aqui ou pode ser acedido através da ligação no topo do website do Município.

As comunicações poderão ser, ainda, efetuadas para o Serviço de Atendimento Único e para a Polícia Municipal através do contato 253669100.

Note-se que no presente ano, o Serviço Municipal de Proteção Civil eliminou 122 ninhos ativos e registou, na rede municipal de armadilhas entomológicas, a captura de 1441 vespas fundadoras e 9609 vespas obreiras.

Adicionar comentário

Scroll