Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Expodiabólica

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

11 de maio de 2022
Expodiabólica
"A Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto acolhe entre os meses de maio e setembro a ‘Expodiabólica’, curiosa e admirável exposição de diabos que o investigador vimaranense Fernando Capela Miguel idealizou em desenho e que veio a materializar em belíssimas peças de cerâmica concretizadas por renomados oleiros de Barcelos
O imaginário popular do Minho é retratado nesta ‘Expodiabólica’ que dá ‘voz’ à cultura popular e a crenças antigas envoltas em misticismo.

O Diabo, Satanás, Belzebu, Demo ou outra coisa que lhe queiramos chamar vai estar exposto na Casa do Tempo sob o ‘olhar’ vigilante do Nosso S. Miguel Arcanjo que habita o alto do Mosteiro Beneditino, ali ao lado, de lança em punho, como no passado longínquo. Aqui se irão encontrar de novo, mas as ‘lutas’ a travar são outras. Já não se trata só do Bem e do Mal mas da defesa pelos costumes, tradições e crenças populares que são também identidade e cultura de um povo e de uma região.

Recebemos o Diabo – nas suas mais diversas representações de génio do mal e espírito das trevas – de braços abertos porque quem vem por “bem” merece ser bem acolhido.

Dou os parabéns ao autor da exposição e aos artesãos envolvidos na criação de tão valiosas peças que nos regozijamos de apresentar em Cabeceiras de Basto".

Adicionar comentário

Scroll