No dia 22 de Janeiro de 2010 (Sexta-feira), às 14h00m, no Pavilhão Desportivo de Refojos em Cabeceiras de Basto
Com o objectivo de manter a tradição e estimular a defesa do património cultural, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Empresa Municipal, Emunibasto, promove o
XI Encontro de Cantadores de Reis das Escolas, no próximo dia 22 de Janeiro, a partir das 14h00, no Pavilhão Desportivo de Refojos, em Cabeceiras de Basto.
As crianças das pré-escolas e das escolas do 1º ciclo do concelho, dão assim continuidade à recolha e valorização das tradições relacionadas com esta quadra festiva, tais como
-
Trajes – Produz-se a lã e cultiva-se o linho com que se fazem os trajes; manualmente fazem-se as socas e os tamancos (tamancaria). De referir que o artesanato é um importante meio de expressão do Património cultural e económico.
-
Instrumentos – Um concelho onde a tradição das concertinas se mantém, principalmente nas cantigas ao desafio, mas também dos cavaquinhos, viola, bombos e ferrinhos.
-
Letras e músicas – Tradição oral que com os Encontros de Reis se mantém genuína.
Todos os grupos participantes têm direito a um prémio de presença no valor de 60,00€. O valor dos prémios será entregue ao Coordenador de Estabelecimento em material didáctico-pedagógico, escolhido pelos premiados, mas adquirido e entregue pela Emunibasto,E.M.