Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Serviço Municipal de Proteção Civil destruiu mais 180 ninhos de vespa asiática

Deteção ou suspeita de existência de ninho ou vespa velutina deve ser comunicada à Câmara Municipal

13 de outubro de 2021
Serviço Municipal de Proteção Civil destruiu mais 180 ninhos de vespa asiática
Entre os meses de junho e setembro, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) destruiu 180 ninhos de vespa velutina (conhecida como vespa asiática) no concelho. Do total dos vespeiros, 137 localizavam-se em espaço urbano, usualmente em edificações ou em zonas adjacentes às mesmas, e os restantes 43 noutros locais mais isolados como copas das árvores, rede de distribuição elétrica, entre outros.
Em termos operacionais, e de acordo com o Relatório Intercalar de Execução Operacional do SMPC, foi dada prioridade à eliminação de vespeiros construídos em edificações e nas imediações de apiários por constituírem uma ameaça direta para a segurança das populações.

Note-se que a instalação de uma rede de armadilhas na envolvência dos apiários permitiu detetar precocemente a presença de exemplares de vespa velutina e diminuir o seu potencial predatório sobre as restantes abelhas. Até meados do mês de setembro foram adquiridas pela Câmara Municipal 105 armadilhas que foram oferecidas a 72 apicultores concelhios.

A destruição dos ninhos é feita com produtos e material próprio para combater a vespa velutina, designadamente equipamento de proteção individual, de acordo com as orientações do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal.

Neste mês de outubro a destruição de ninhos continua sendo que a queda da folha, neste período, tem permitido visualizar cada vez mais ninhos, que os serviços de Proteção Civil se encarregarão de destruir.

A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina no território cabeceirense deve ser comunicada à Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que dará o devido seguimento ao processo de destruição.

Adicionar comentário

Scroll