Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

CPCJ de Cabeceiras de Basto sensibiliza comunidade para maus tratos na infância

Campanha Laço Azul arrancou dia 5 de abril

6 de abril de 2021
Paços Concelho - iluminação azul
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cabeceiras de Basto associa-se à Campanha Nacional de Prevenção dos Maus Tratos na Infância que decorre ao longo deste mês de abril. Sob o lema ‘Serei o que me deres…que seja amor’, a CPCJ de Cabeceiras de Basto junta-se à ação de prevenção de qualquer forma de violência contra as crianças e jovens.
Conta para o efeito, com o apoio e colaboração dos parceiros que integram a CPCJ, bem como outras entidades locais com responsabilidades em matéria de infância e juventude.

De entre as atividades propostas, tendo em conta o atual cenário de pandemia, destaca-se a difusão de uma mensagem de sensibilização contra os maus tratos, através de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de fortalecer os laços relacionais e os afetos. Neste âmbito, o edifício dos Paços do Concelho é iluminado, ao longo deste mês, por luzes de cor azul, alertando, deste modo, a comunidade para a problemática dos maus tratos contra as crianças e jovens.

De realçar, ainda, a dinamização da ‘Campanha Laço Azul’, que arrancou ontem, dia 5 de abril, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, durante a qual serão distribuídos laços azuis em todas as escolas do concelho com uma mensagem contra a violência.

À semelhança de outras CPCJ’s do país, a CPCJ de Cabeceiras de Basto pretende alertar e consciencializar a comunidade para o seu importante papel na prevenção do abuso infantil, promovendo uma reflexão sobre a melhor forma de o prevenir.

A Campanha Nacional de Prevenção dos Maus Tratos na Infância pretende, assim, despertar a consciência de todos os cidadãos para o seu papel na prevenção dos maus-tratos infantis e juvenis; promover a prática de uma parentalidade positiva nas famílias, sem recurso à violência física ou verbal; e consciencializar crianças e jovens para os seus direitos e deveres.
Paços Concelho - laço azul

Adicionar comentário

Scroll