Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Autarcas Cabeceirenses participam em sessão de esclarecimento sobre os Censos 2021

16.º Recenseamento da População e 6.º Recenseamento da Habitação

18 de fevereiro de 2021
Autarcas Cabeceirenses participam em sessão de esclarecimento sobre os Censos 2021
Realizou-se ontem, dia 17 de fevereiro, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, uma sessão de esclarecimento para os presidentes de Junta de Freguesia sobre os Censos 2021, reunião na qual participou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e a Delegada Regional do Instituto Nacional de Estatística (INE), Rita Cascais.
Esta sessão foi também oportunidade para a apresentação aos autarcas das freguesias da equipa dos Censos 2021 em Cabeceiras de Basto, equipa da qual fazem parte o delegado intermunicipal para Cabeceiras de Basto e Fafe, Rui Magalhães, o delegado municipal, José Manuel Teixeira, a interlocutora municipal, Fátima Oliveira, bem como a técnica municipal, Cidália Gomes.

No decurso da sessão, a Delegada Regional do INE esclareceu os presentes acerca das funções a desempenhar pelos coordenadores dos Censos 2021 nas freguesias, que são os próprios presidentes de Junta, bem como do trabalho dos recenseadores que estarão no terreno a acompanhar todo o processo. Informou, ainda, que terá início nos próximos dias a formação dos recenseadores.

No próximo mês de abril os recenseadores distribuirão, por todas as habitações do concelho, os códigos a utilizar pelos munícipes para o respetivo recenseamento online.

De salientar que serão criados Balcões E-Censos 2021 em todas as Juntas de Freguesia, disponibilizando também a Câmara Municipal um Balcão E-Censos na Casa do Tempo para apoiar os munícipes no preenchimento do inquérito.

Note-se que a data de referência para o preenchimento dos Censos 2021 é o dia 19 de abril às 00h00. Neste ano de 2021 será, assim, efetivado o 16.º Recenseamento da População, bem como o 6.º Recenseamento da Habitação – Censos 2021.

Para além de dar a conhecer o modo como vai decorrer o processo de recenseamento deste ano, a sessão serviu igualmente para dar nota das responsabilidades de cada um dos intervenientes no processo em Cabeceiras de Basto, bem como a forma como se vai processar o recenseamento na atual situação da pandemia Covid-19 que vivemos, designadamente os cuidados a adotar.

Adicionar comentário

Scroll