Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Exposição de Postais Digitais na Casa da Cultura

Coleção de 18 postais vai estar patente durante os próximos meses

16 de fevereiro de 2021
Exposição de Postais Digitais na Casa da Cultura
Ontem, dia 15 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, procedeu à abertura virtual da exposição ‘Postais Digitais sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos’ na Casa Municipal da Cultura, mostra que estará disponível, dentro de dias, na rede social facebook da Câmara Municipal.
A coleção de 18 postais vai estar patente na Sala de Exposições da Casa da Cultura durante os próximos meses, sendo oportunamente aberta ao público assim que as condições sanitárias o permitirem.

A criação de uma Coleção de Postais Digitais sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos foi uma das muitas iniciativas que integrou o vasto e rico programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ que decorreu entre fevereiro de 2018 e julho de 2019 em Cabeceiras de Basto e que mobilizou agentes de todos os setores da atividade municipal.

A iniciativa Passe Partout – Coleção de Postais Digitais pretendeu estimular a criatividade e o olhar de vários artistas através das artes visuais e plásticas, musicais e digitais, enquanto formas de expressão documental e promocional/turística a partir do Nosso Mosteiro.

Sob a coordenação de Rebecca Moradalizadeh – artista plástica de origem luso-iraniana, Mestre em Estudos Artísticos - Estudos Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – 22 artistas conceberam 18 magníficos postais digitais que estão, agora, em exposição na Casa da Cultura com o objetivo de dar visibilidade ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos – monumento beneditino, ex-líbris de Cabeceiras de Basto, valorizando e perpetuando a História e a própria imagem do Mosteiro, considerado a Joia do Barroco em Terras de Basto.

Dos 18 postais criados 15 são obras digitais, dois são postais sonoros e um postal é um trabalho em vídeo.

A coleção de postais digitais criada no âmbito da iniciativa ‘Passe Partout’ foi apresentada publicamente no dia 11 de outubro de 2018 na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, tendo estado em exposição no Espaço BONINA – Casa das Associações, no Porto, entre os dias 12 e 31 de julho de 2019, data do encerramento do programa cultural Mosteiro de Emoções.

Adicionar comentário

Scroll