Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Presidente da Câmara visitou obras da Pista de Pesca Desportiva

Equipamento de grande relevância para a dinamização turística do concelho

3 de setembro de 2020
Presidente da Câmara visitou obras da Pista de Pesca Desportiva
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, visitou dia 3 de setembro, as obras de adaptação e beneficiação da Pista Internacional de Pesca Desportiva de Cavez que deverão estar concluídas no final do verão do próximo ano. Estiveram presentes nesta visita o vereador Eng. Pedro Sousa, o presidente e outros dirigentes da Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva (ARNPD), bem como responsáveis da Iberdrola.
A Declaração de Impacto Ambiental da construção da Barragem de Daivões, na sequência da exigência da Câmara Municipal de manutenção da Pista de Pesca após a conclusão dessa obra, determinou que a Iberdrola viabilizasse o funcionamento da Pista de Pesca Desportiva de Cavez.

Esta grande intervenção em curso integra trabalhos de construção de um açude com comportas no início da pista (a jusante da barragem), o reperfilamento do rio com escavação do leito para obtenção de uma profundidade entre os 3,5 e os 4 metros, a construção de novo acesso à pista, bem como a construção da plataforma para pesqueiros com 7 metros de largura e a execução dos respetivos acessos pedonais. Uma intervenção que dotará aquele equipamento de melhores condições para a prática de pesca desportiva, adaptando-o às novas circunstâncias resultantes da construção da Barragem de Daivões.

Localizada na margem direita do Rio Tâmega, na freguesia de Cavez, a Pista Internacional de Pesca Desportiva foi inaugurada em 24 de março de 2001 e conta com 120 pesqueiros.
Note-se que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem protocolada a gestão desta Pista de Pesca Desportiva de Cavez com a Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva, entidade que promove as provas regionais e nacionais, onde já se realizaram, em anos anteriores, dois Campeonatos do Mundo de Pesca Desportiva de Senhoras.

Trata-se de um equipamento de grande relevância para a dinamização turística do concelho, muito elogiada pelos especialistas nesta área e pelos praticantes da modalidade que anseiam pela reabertura desta fantástica Pista.

Adicionar comentário

Scroll