Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas arrancou em Cabeceiras de Basto

Programa direcionado a jovens com idades entre os 18 e 30 anos

30 de junho de 2020
Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas arrancou em Cabeceiras de Basto
Arrancou ontem, dia 29 de junho, o ‘Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – Jovens Unidos pela Floresta e Meio Ambiente’ promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em colaboração com a Câmara Municipal e com as Juntas de Freguesia do concelho de Cabeceiras de Basto.
A sessão de apresentação do programa aos jovens inscritos realizou-se no auditório da Casa da Juventude e contou com a presença da vereadora da Juventude, Dra. Carla Lousada. A ação de formação foi ministrada pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal.

Foram 10 os jovens que iniciaram, ontem, o primeiro período que se estende até ao dia 13 de julho. Foi-lhes distribuído equipamento de identificação e divulgação, máscaras e dispositivos individuais com gel de mãos higienizante, tendo em conta as medidas de prevenção necessárias neste contexto de pandemia.

Ao longo da sua ação, os jovens irão proceder à sensibilização das populações para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; inventariação e monitorização de áreas ardias; limpeza e manutenção de parques de lazer; vigilância a pé nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação, entre outros.

O Programa que no seu global prevê o envolvimento de 30 jovens é direcionado aos jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos de idade e decorre entre os dias 29 de junho e 11 de setembro.

De salientar que o período de inscrições (até 10 dias antes da data de início de cada período) mantém-se aberto para os restantes quatro períodos que o programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas integra, designadamente:
  • 2.º período: 14 a 28 de julho
  • 3.º período: 29 de julho a 12 de agosto
  • 4.º período: 13 a 27 de agosto
  • 5.º período: 29 de agosto a 11 de setembro
Inscrições e Informações:
  • SAU – Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
  • Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto
  • Casa da Juventude de Cabeceiras de Basto
As inscrições têm de ser efetuadas através de registo individual no portal do Instituto Português do Desporto e Juventude, estando o formulário de inscrição disponível em: https://programas.juventude.gov.pt/florestas

Adicionar comentário

Scroll