Amanhã, sábado, dia 28 de março, o Município de Cabeceiras de Basto associa-se à Hora do Planeta, uma iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF (World Wide Fund For Nature), o “maior movimento global pelo ambiente” que procura mobilizar indivíduos, empresas e governos a fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para garantir um futuro saudável e sustentável para todos.
A convite da Associação Nacional de Municípios Portuguesas (ANMP) e da WWF, o Município de Cabeceiras de Basto adere à Hora do Planeta 2020 desligando as luzes do edifício dos Paços do Concelho entre as 20h30 e as 21h30. Durante estes 60 minutos da Hora do Planeta serão igualmente desligadas as luzes do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, do parque do Mosteiro, do Parque Urbano, bem como a iluminação exterior da Casa do Tempo e do parque florestal. No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito “ir mais além da Hora”, o Município Cabeceirense compromete-se, este ano, a desenvolver as iniciativas de promoção da eficiência energética constantes do seu plano de atividades e orçamento para o corrente ano, designadamente continuar a substituição de lâmpadas de iluminação convencionais nos edifícios e espaços públicos por lâmpadas tecnologia LED e, ainda, na rede de iluminação pública.
Perante a pandemia do novo coronavírus, a organização da Hora do Planeta pretende também dar visibilidade à comemoração no seio familiar. O objetivo é estimular a criatividade das famílias, promovendo eventos individuais, criados por cada um e feitos a partir de casa. Para além destas atividades individuais, amanhã, entre as 20h30 e as 21h30, uma vela à janela pelo nosso Planeta!
De referir que neste ano de 2020 a Hora do Planeta em Portugal irá debruçar-se sobre o tema da ‘Água e Biodiversidade’, designadamente a proteção da biodiversidade e da natureza.