Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Vereadora da Educação assiste a pintura de mural na Escola Padre Joaquim Santos

Iniciativa insere-se no âmbito do Projeto «Miúdos a Votos, Livros + fixes»

5 de fevereiro de 2020
Vereadora da Educação assiste a pintura de mural na Escola Padre Joaquim Santos
A convite da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos, a vereadora da Educação, Dra. Carla Lousada, participou esta tarde, dia 5 de fevereiro, na pintura de murais temáticos naquele estabelecimento de ensino por alunos do 3.º e 4.º ano. A iniciativa insere-se no âmbito do Projeto ‘Miúdos a Votos, Livros + fixes’ promovido pela Visão Júnior e ao qual a Biblioteca Escolar da EB Padre Dr. Joaquim Santos se candidatou.
Neste Projeto ‘Miúdos a Votos, Livros + fixes’ os candidatos não são partidos nem pessoas, mas sim livros. Para isso, os alunos de mais de 783 escolas que já se inscreveram nesta iniciativa enviaram os títulos que mais gostaram de ler. Essas propostas foram contabilizadas pela Pordata e os livros que receberam mais nomeações integram as listas que vão à votação nacional.

No total, a nível nacional, foram 30.409 os alunos que apresentaram os seus livros preferidos como candidatos às eleições de ‘Miúdos a Votos’. Os livros que obtiveram mais de 50 nomeações nos 1º, 2º e 3º ciclos, e mais de 22, no Secundário, foram apurados.

Esta tarde, nos murais temáticos, os mais de 20 alunos participantes pintaram motivos alusivos aos seus livros de eleição, como forma de os promoverem, embelezando, ao mesmo tempo, aquele espaço de recreio da Escola Básica Padre Dr. Joaquim Santos.

Através da participação neste concurso, a Biblioteca Escolar da EB Padre Dr. Joaquim Santos pretende promover o universo literário das crianças e jovens, motivando-as para a leitura e fortalecendo a capacidade de argumentação pela partilha de ideias e pelo desenvolvimento de competências de cidadania ativa. Pretende-se, igualmente, valorizar a importância do voto através de um “processo eleitoral” de escolha, campanha e votação do livro escolhido.

Também os alunos do 2.º e 3.º ciclo da Escola Básica e Secundária aderiram a este projeto da Visão Júnior.


Os resultados eleitorais a nível nacional serão apurados pela Pordata e tornados públicos numa cerimónia no dia 27 de maio de 2020, que contará com a participação de escolas envolvidas.
 

Adicionar comentário

Scroll