Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto presente no lançamento dos Fins de Semana Gastronómicos

Evento decorre de 30 de novembro de 2019 a dezembro

28 de novembro de 2019
Cabeceiras de Basto presente no lançamento dos Fins de Semana Gastronómicos
O Município de Cabeceiras de Basto esteve hoje, dia 28 de novembro, presente na sessão de apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos, iniciativa da responsabilidade da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) que decorreu em Felgueiras.
Nesta sessão de apresentação pública do evento, houve também oportunidade para os municípios apresentarem e promoverem os produtos locais, através de uma diversificada degustação. O evento decorre de 30 de novembro de 2019 a dezembro de 2020.

De acordo com o presidente da TPNP, Dr. Luís Pedro Martins, um dos objetivos deste evento é “reduzir a sazonalidade com que se debate a região, colmatando períodos de menores proveitos e fluxos como são os casos dos meses de janeiro, fevereiro e março”, acrescentando que “esta é uma altura de grande riqueza enogastronómica em praticamente todo o destino – Norte – e uma oportunidade para dar a conhecer os produtos certificados e únicos da nossa região”.

O turismo gastronómico é uma forte aposta da TPNP, tendo em conta que a gastronomia e vinhos são apontados pelos turistas como principais motivos de procura. Os sabores e os aromas aliados às belíssimas paisagens do norte de Portugal torna a região conhecida como “Região de Sensação”.

De salientar que o Fim de Semana Gastronómico de Cabeceiras de Basto vai ocorrer no fim de semana que antecede o dia de Carnaval, mais concretamente nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, ao mesmo tempo que acontece nesta vila a XXIV Festa da Orelheira e do Fumeiro.

Nos restaurantes Cabeceirenses, o visitante poderá deliciar-se, neste fim de semana, com as especialidades gastronómicas de que se destaca, como prato principal, o cozido e, como sobremesa, os ‘Miguelitos’ – o doce que venceu, este ano, o Concurso ‘Doce Cabeceirense’ promovido pela Câmara Municipal. O visitante poderá, ainda, degustar outros pratos e sobremesas típicos, designadamente a vitela assada, o cabrito assado, o polvo no forno, o bacalhau com batatas a murro mas também as cavacas, rabanadas e o pão de ló.

A Câmara Municipal vai continuar a sensibilizar os empresários da restauração para aderirem a esta iniciativa da TPNP, com um especial empenho e atenção, com o intuito de atrair, através da magnífica gastronomia local, cada vez mais visitantes e turistas.

Os Fins de Semana Gastronómicos afirmam-se como o evento por excelência da Porto e Norte de Portugal, no âmbito da dinamização do produto estratégico ‘Gastronomia e Vinhos’ e nesta edição 2019/2020 participam 78 municípios, mais de 1.000 restaurantes e mais de 500 empreendimentos aderentes.

Adicionar comentário

Scroll