Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

«Cabeceiras de Basto um lugar mágico» a visitar neste Natal

Um programa rico e variado que tornará certamente Cabeceiras de Basto num lugar mágico

27 de novembro de 2019
«Cabeceiras de Basto um lugar mágico» a visitar neste Natal
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado da vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, apresentou dia 27 de novembro, o vasto programa de Natal sob o mote ‘Cabeceiras de Basto: um lugar mágico’, programa festivo que decorre entre os dias 2 de dezembro e 6 de janeiro. Trata-se de um conjunto de iniciativas solidárias, culturais e lúdicas, dirigidas a toda a comunidade local, com especial destaque para as crianças.
Mercadinho e histórias de Natal, Encontro de Coros com solista e grupos corais convidados, presépio e iluminação festiva, ‘Casa do Pai Natal’, ‘Parada de Natal’, ‘Natal Solidário’, concertos de Natal, patinagem, insufláveis, comboio natalício, Encontro de Natal Sénior, entrega de Cabazes de Natal, visitas às instituições, às escolas e Espaços de Convívio e Lazer e ainda a corrida de Natal – RUNbanada, integram o vasto programa natalício que visa abranger todos os públicos, dinamizando o comércio local através das mais diversas recriações de Natal.

O evento é organizado pela Câmara Municipal em conjunto com diversos parceiros económicos e sociais, designadamente a Basto Vida, Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto,
CTCMCB – Centro de Teatro, Lions Clube de Cabeceiras de Basto, Banda Cabeceirense, Academia de Música de Cabeceiras de Basto, Banco Local de Voluntariado, CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, EPAB - Escola de Patinagem Artística de Basto, Projeto Raízes, ICNF, Clube Desportivo de Cabeceiras de Basto, Associação Guias de Portugal – 1ª Companhia de Cabeceiras de Basto, Cabeceiras Bike Team, Bodygate, Centro de Dança Corpo e Movimento, Academia Sempre em Forma, INpacto, Escola Pé de Dança e Paróquias de Refojos, Outeiro e Painzela, Santa Senhorinha e Arco de Baúlhe.

De 2 a 22 de dezembro, realiza-se, na Praça da República, o ‘Natal Solidário – uma árvore de Natal por um bem alimentar’ que tem como objetivo a recolha de bens alimentares próprios para crianças. A iniciativa é acompanhada pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Gabinete Técnico-Florestal.

No dia 7 de dezembro, o ‘Natal chega… à Praça da República’, durante a tarde, com ‘Histórias de Natal’ pela Oficina de Jogos Dramáticos do CTCMCB, momento durante o qual será inaugurado o Presépio e a Iluminação de Natal.

À noite, no Pavilhão Desportivo de Refojos, realiza-se a iniciativa ‘Natal Solidário - Recolha de bens alimentares e roupas para crianças’ organizado pelo Clube Desportivo de Cabeceiras de Basto.

No dia 8, a partir das 15 horas, realiza-se na Casa do Tempo a iniciativa ‘Melodias de Natal’, enquanto no dia 14 decorre, na Casa da Juventude, o Concerto de Natal da Academia de Música.

No dia 15 realiza-se a ‘Manhã Solidária - Recolha de Sorrisos’ com um passeio de bicicleta (BTT) em troca de um brinquedo, experiências científicas, animação para crianças e a Oficina do LUCAS – Juntos no Combate ao Cancro Infantil, uma iniciativa da responsabilidade do Lions Clube de Cabeceiras de Basto.

Pelas 16 horas desse mesmo dia 15 de dezembro, a Igreja do Mosteiro será palco do Encontro de Coros com a participação da solista Vera Mesquita, do Coro Interparoquial de Refojos, Outeiro e Painzela, do Grupo Coral de Santa Senhorinha de Basto, do Grupo Coral de S. Martinho de Arco de Baúlhe e do Coral da Misericórdia de Santo Tirso.

No dia 18 de dezembro decorre o Encontro de Natal Sénior, enquanto no dia 21 a animação de Natal continua na Praça da República, a partir das 15 horas, com a dinamização da ‘Casa do Pai Natal’, ‘Parada de Natal’, danças, carrinhos, insufláveis e passeios de comboio natalício.

Para o dia 22 de dezembro está agendada a Corrida de Natal ‘RUNbanada’ organizada pela associação INpacto e pelo Projeto Raízes com o apoio da Iberdrola. A partir das 15 horas, na Praça da República, as crianças e as suas famílias são convidadas a participar nas inúmeras atividades que irão decorrer no centro da vila. Insufláveis, patinagem artística e passeios de comboio natalício são também as propostas para este dia 22 de dezembro. A partir das 18 horas, na Igreja do Mosteiro, realiza-se o Concerto de Natal pela Banda Cabeceirense.

Neste fim de semana de 21 e 22 de dezembro, decorre na Praça da República, entre as 10 e as 17 horas, o ‘Mercadinho de Natal’, uma iniciativa que pretende valorizar o comércio tradicional, promovendo a venda de produtos locais de qualidade. Neste Mercadinho estarão presentes expositores de produtos hortícolas, artesanato, mel, fumeiro, doces regionais entre outros produtos.

 A Câmara Municipal celebra também a quadra natalícia com ‘Natal das Escolas’, de 9 a 13 de dezembro, altura em que o presidente da Câmara e vereadores visitam as escolas, desejando Boas Festas a todas as crianças, professores e auxiliares.

No mesmo período, entre os dias 9 e 13 de dezembro, decorre a entrega de cabazes de Natal a centenas de famílias economicamente mais débeis do concelho, uma iniciativa que tem como objetivo ajudar os mais necessitados, proporcionando-lhes um Natal mais caloroso. A distribuição dos cabazes representa um investimento nas famílias, sendo personalizada em função do número de crianças e adultos que compõem o agregado familiar. Sinalizadas pelos Serviços de Ação Social da autarquia, as famílias vão receber no cabaz o tradicional bacalhau e bolo-rei, azeite, aletria, sortido e açúcar.

A Câmara Municipal celebra a quadra natalícia com o ‘Natal dos Afetos’, de 2 a 20 de dezembro, altura em que o presidente da Câmara e vereadores visitam também as instituições do concelho – infantário, creches e lares – desejando Boas Festas a todos os utentes, funcionários e dirigentes.

De 9 a 20 de dezembro, realizam-se as Festas de Natal dos Espaços de Convívio e Lazer, uma iniciativa da responsabilidade da Basto Vida.

Um programa rico e variado, de grande frenesim, magia e alegria, que tornará certamente Cabeceiras de Basto num lugar mágico nesta quadra natalícia.
«Cabeceiras de Basto um lugar mágico» a visitar neste Natal

Adicionar comentário

Scroll