Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Presidente participou na inauguração da «Rotunda de Cabeceiras de Basto» em Sury-le-Comtal

Troca de experiências, partilha de valores e contacto com a comunidade Cabeceirense

12 de novembro de 2019
Presidente da Câmara participou na inauguração da «Rotunda de Cabeceiras de Basto» em Sury-le-Comtal
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, visitou entre os dias 8 e 10 de novembro a vila de Sury-le-Comtal, em França, no âmbito da celebração do quinto aniversário da geminação com aquela localidade francesa situada no departamento do Loire.
Acompanharam o presidente da Câmara nesta viagem, a vereadora das Geminações, Dra. Carla Lousada, o presidente da Junta de Freguesia de Bucos, Adriano Pereira, bem como a técnica superior de Turismo da Câmara Municipal, Dra. Manuela Martins.

A visita, realizada a convite do presidente de Sury-le-Comtal, teve como principal objetivo a participação na cerimónia de inauguração da ‘Rotunda de Cabeceiras de Basto’, momento que juntou muitos Cabeceirenses emigrados naquela região, autarcas locais e regionais, entre outros convidados. O ato inaugural teve lugar na tarde do passado sábado, 9 de novembro.

Na ‘Rotunda de Cabeceiras de Basto’ foi plantada uma oliveira, árvore antiga que representa “a força, a vitória, a fidelidade, a imortalidade, a esperança e a abundância”, valores considerados como símbolos desta geminação. Paralelamente, na rotunda foi colocada uma placa em ferro com o nome das duas vilas geminadas. O momento foi de grande emoção quer para os autarcas quer para os emigrantes Cabeceirenses que sentem, agora, a sua terra Natal “mais perto”.

No domingo de manhã, 10 de novembro, o presidente da Câmara e a comitiva Cabeceirense foram recebidos na Câmara de Sury-le-Comtal pelo presidente Yves Martin, pelos Conselheiros Municipais, bem como pelo ex-presidente de Sury-le-Comtal, Roger Damas, ele que esteve na origem do processo de geminação com Cabeceiras de Basto.

Na oportunidade, os autarcas fizeram um balanço “muito positivo” da visita que possibilitou a aproximação, o aprofundamento e o fortalecimento dos laços de amizade, tendo sido, igualmente, traçados os objetivos futuros desta geminação que passarão, entre outros, pelo intercâmbio entre os jovens de Cabeceiras de Basto e de Sury-le-Comtal.

Durante a estadia em França, os autarcas tiveram a possibilidade de visitar o Castelo de Sury, participar na inauguração da Feira do Livro de Sury e visitar “o mais bonito mercado da França” na vila de Montbrison, também na região do Loire. O presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, acompanhado do ex-presidente de Sury-le-Comtal, Roger Damas, foi recebido também na Câmara de Montbrison pelo presidente Christophe Bazile.

Foi um fim de semana de trabalho profícuo que possibilitou a troca de experiências e partilha de valores, bem como o contacto com a comunidade Cabeceirense aí radicada, gentes com origem especialmente na freguesia de Bucos.
Presidente da Câmara participou na inauguração da «Rotunda de Cabeceiras de Basto» em Sury-le-Comtal

Adicionar comentário

Scroll