Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Câmara Municipal apoiou 98 estudantes com bolsas de estudo e auxílios económicos

Formação e valorização do potencial humano de Cabeceiras de Basto

2 de outubro de 2019
Câmara apoiou 98 estudantes com bolsas de estudo e auxílios económicos
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, entregou na passada sexta-feira, dia 27 de setembro, 98 bolsas de estudo e auxílios económicos a jovens cabeceirenses, investimento que ascende a 48.350 euros e que se assume como um contributo importante para as famílias.
As bolsas de estudo e auxílios económicos são um estímulo para que os jovens continuem os seus estudos, medida que se reveste de grande importância social.

Acompanharam o presidente da Câmara nesta cerimónia, os vereadores Dr. Mário Machado e Dra. Carla Lousada, bem como presidentes e representantes das Juntas de Freguesia.

A cerimónia de entrega de bolsas de estudo a alunos do ensino superior e auxílios económicos a alunos do ensino secundário decorreu na Casa do Tempo, onde se juntaram os bolseiros e seus familiares.

Através destes subsídios, a Câmara Municipal contribui para a formação e valorização do potencial humano de Cabeceiras de Basto, mas também para a melhoria da qualidade de vida de muitas famílias Cabeceirenses.

Bolsas de Estudo a alunos do Ensino Superior

O executivo municipal aprovou a atribuição de 51 bolsas de estudo a alunos que concluíram com êxito o ano letivo 2017/2018, uma decisão que representa um investimento de 29.550 euros na formação de jovens estudantes do ensino superior que tiveram bom aproveitamento escolar e que integram famílias economicamente vulneráveis.

Auxílios Económicos a alunos do Ensino Secundário

No âmbito da atribuição de auxílios económicos a alunos do ensino secundário, o executivo camarário aprovou 47 candidaturas que envolvem um investimento na ordem dos 18.800 euros. Trata-se de uma medida que visa apoiar os alunos de famílias com menores recursos económicos, contribuindo, assim, para atenuar as desigualdades sociais e económicas entre as populações do concelho e consequentemente, para melhorar as condições de vida da população residente.

O Município de Cabeceiras de Basto continua, assim, a investir na Educação e a apoiar as famílias Cabeceirenses, fazendo jus ao galardão das ‘Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis’ que ostenta desde 2018.

Para além das bolsas de estudo e dos auxílios económicos, a Câmara Municipal reforçou o compromisso de apoio às famílias, este ano letivo, através da oferta dos livros de fichas aos alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico público, de acordo com os escalões de atribuição do abono de família. Paralelamente, a Câmara Municipal disponibiliza apoios nos transportes e refeições escolares, prolongamentos de horários, aquisição de livros e material escolar e atividades de enriquecimento curricular.

Cabeceiras de Basto é, por isso mesmo, um Município amigo das famílias na medida em que coloca também à disposição dos Cabeceirenses outros incentivos, seja no apoio à natalidade, no âmbito do licenciamento para construção de habitação, na redução do preço dos bens essenciais como a água, saneamento ou recolha de lixo, na redução das taxas do IMI - Imposto Municipal Sobre Imóveis, na redução da taxa de IRS, entre outros.

Adicionar comentário

Scroll