Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto homenageou cidadãos e instituições no Dia do Município

Concelho orgulha-se de feitos extraordinários que elevam o nome de Cabeceiras de Basto

30 de setembro de 2019
Cabeceiras de Basto homenageou cidadãos e instituições no Dia do Município
Realizou-se na manhã de 29 de setembro, a cerimónia evocativa do Dia do Município, durante a qual foram homenageados cinco cidadãos e quatro instituições, numa cerimónia pública de grande simbolismo que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A anteceder à Sessão Solene, a cerimónia do Hastear da Bandeira que contou com a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
Com a distinção honorífica Grau Ouro foram galardoados, durante esta cerimónia evocativa do Dia do Município, o atleta veterano Cabeceirense Bernardino Pereira, o Major-General Ferreira de Sousa e o Externato de S. Miguel de Refojos. Com a Medalha de Mérito Público Grau Prata foi distinguida a atleta Marta Prata Teixeira e a Cercifaf. Por seu turno, os desportistas Diogo Graça e José Pacheco, bem como a Contacto Futsal Clube e a Associação Cultural e Desportiva Águias de Alvite foram agraciados com um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo.

A cerimónia evocativa da efeméride, presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, do presidente do Município Francês de Rives, Alain Dezempte, dos vereadores, de presidentes das Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do Município e das Freguesias, familiares e amigos dos homenageados e, ainda, o Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, em representação do Arcebispo Primaz, que recebeu a medalha atribuída ao Externato de S. Miguel de Refojos.

O presidente da Câmara Municipal começou por lembrar a “longa história” de Cabeceiras de Basto, explicando que no próximo dia 5 de outubro “completamos 505 anos de história enquanto Município, com foral atribuído por D. Manuel I”, 500 anos de história de “um povo honrado e corajoso que o Basto tão bem personifica”, disse, referindo-se ao Município que, nas últimas décadas, “ganhou uma dimensão que nunca teve antes”, no que se refere, sobretudo, ao aumento da qualidade de vida da população.

Saudando os homenageados e evidenciando os seus feitos notáveis neste Dia do Município, o presidente da Câmara disse: “temos pessoas e organizações de excelência que nos enchem de orgulho. Somos gente de valor e grande capacidade. Somos um povo extraordinário”.

Louvando “os que entre nós mais se salientaram”, o presidente da Câmara desafiou os presentes: “saibamos seguir os seus exemplos, ousemos chegar mais alto e mais além, corramos pelos sonhos, trabalhemos com dedicação pela nossa terra e trabalhemos pelas nossas gentes”.

Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, manifestou o seu orgulho em estar aqui hoje, dia 29 de setembro, Dia do Município de Cabeceiras de Basto. Um dia que é nosso, da nossa terra e da nossa gente. Um dia que exalta o povo que somos, a nossa matriz, a nossa identidade”.

Exaltando os feitos dos cinco cidadãos e das quatro coletividades merecedores de reconhecimento, Joaquim Barreto salientou: “é um orgulho e um privilégio tê-los entre nós”. Os homenageados destacam-se em diferentes áreas e com feitos distintos, “mas têm em comum um singular e coletivo desempenho que muito nos envaidece”, sublinhou Joaquim Barreto.

No uso da palavra, os homenageados foram unânimes em agradecer o reconhecimento público do Município, distinções que servem de estímulo para continuarem a trabalhar e a lutar pelos seus “sonhos”. São galardões que irão ficar “guardados num lugar muito especial”, garantiram, ao mesmo tempo que afirmaram querer “continuar a elevar o nome de Cabeceiras de Basto”.

Homenageados:

BERNARDINO PACHECO PEREIRA – Medalha de Ouro de Cabeceiras de Basto - Mérito Público ao atleta veterano Cabeceirense, em reconhecimento pelo seu contributo para o aumento da imagem e prestígio de Cabeceiras de Basto, através de feitos extraordinários no campo desportivo, de que são exemplo a conquista, nos últimos anos, de inúmeras medalhas de ouro e prata em provas nacionais e internacionais e, em concreto neste ano de 2019, a conquista de três Medalhas de Ouro e uma Medalha de Prata, nos Europeus de Atletismo para Veteranos realizados, entre 5 e 15 de setembro, em Veneza, Itália;

Major-General FRANCISCO XAVIER FERREIRA DE SOUSA – Medalha de Ouro de Cabeceiras de Basto - Mérito Público, em reconhecimento pelo seu relevante e extraordinário contributo para a promoção e aumento do prestígio de Cabeceiras de Basto, especialmente quando desempenhou as funções de Comandante do Regimento de Cavalaria n.º 6 e de Comandante da Brigada de Intervenção.

EXTERNATO DE S. MIGUEL DE REFOJOS – Medalha de Ouro de Cabeceiras de Basto - Mérito Público, em reconhecimento pelo seu importante contributo para a melhoria da qualidade de vida da população do concelho, através de relevantes serviços no campo do ensino e da educação.

MARTA PRATA TEIXEIRA – Medalha de Prata de Cabeceiras de Basto - Mérito Público, em reconhecimento pela sua participação vitoriosa na Seleção Nacional Feminina de Futsal que obteve a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, disputados na Argentina, participação que a elevou ao mais alto patamar do desporto mundial, feito que contribuiu para a promoção e valorização do desporto em geral mas, também, para a promoção do nosso país e do nosso concelho, reforçando o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto em Portugal e no mundo.

CERCIFAF – Medalha de Prata de Cabeceiras de Basto - Mérito Público em reconhecimento pelo seu contributo para a melhoria da qualidade de vida de muitos Cabeceirenses, através da prestação de relevantes serviços no campo do ensino, da formação e da assistência social.

DIOGO EMANUEL TEIXEIRA DA GRAÇA – Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo em reconhecimento pela sua participação vitoriosa em diversas provas de motocross e supercross, com destaque para o título de Campeão Nacional de Motocross MX2 alcançado em 2019, feito extraordinário que contribuiu para a promoção do desporto em geral, mas também para a promoção do nosso concelho e reforço da imagem e prestígio de Cabeceiras de Basto.

JOSÉ ANTÓNIO MARQUES PACHECO – Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo em reconhecimento pela sua participação vitoriosa em diversas provas de ciclismo na modalidade BTT, com destaque para a vitória da Taça de Portugal, em 2018, feito que contribuiu para a promoção do desporto, mas também para a promoção do nosso concelho e reforço da imagem e prestígio de Cabeceiras de Basto.

CONTACTO FUTSAL CLUBE – Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo em reconhecimento pelo notável trabalho desenvolvido pela direção, treinadores, jogadores e outros colaboradores que resultou, na época 2018/2019, na consagração de Campeão Distrital de Futsal da AF de Braga, no escalão Seniores, e consequente subida à 2.ª Divisão Nacional de Futsal.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA ÁGUIAS DE ALVITE – Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo em reconhecimento pela dedicação, empenho e abnegado trabalho dos diretores, técnicos, atletas e restantes colaboradores que resultou, na época 2018/2019, na consagração de Campeão Distrital de Infantis de Futebol de Sete (série J) da AF de Braga, feito que contribuiu para a afirmação do concelho e das suas gentes e para o aumento do prestígio e da imagem do concelho de Cabeceiras de Basto.

Adicionar comentário

Scroll